Artigo Acadêmico

Artigo Acadêmico

Alberto Marques (DF)

Professor do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).

É Doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de BrasíliaEditor da Revista Comunicologia.

 

Jurado do Prêmio desde 2014.

Ana Márcia Diógenes Paiva Lima (CE)

Ana Márcia Diógenes é formada em Comunicação Social, Especialista em Responsabilidade Social e em Psicologia Positiva, e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas.

É professora de Jornalismo (pós graduação), escritora e consultora em comunicação e direitos para a infância e juventude.

Foi Coordenadora do UNICEF, Secretária Adjunta da Cultura do Estado, Diretora de Redação do O POVO e da TV Manchete, e Assessora Institucional da Rede Cuca.

Jurada do Prêmio desde 2018.

Evelyn Íris Leite Morales Conde (RO)

Docente pesquisadora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), com interesse nas interrelações entre comunicação, educação e cidadania.

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Mato Grosso do Sul. Graduada em Comunicação Social - habilitação Jornalismo e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).

Coordenadora do Programa Educomunicação Rondônia (PEducom) e do Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio, Educação e Cidadania (REC), ambos vinculados à Unir. No Grupo REC, orienta bolsistas de pesquisa e extensão em projetos teóricos e práticos com ênfase na cidadania comunicativa. Acesse @rec.unir e participe de nosso cidadaneAR!

 

Jurada do Prêmio desde 2022.

COMUNICAÇÃO INTERNA

Comunicação Interna

Ana Flávia Esteves (CE)

Executiva de Comunicação Corporativa e coautora do livro "Diálogos Supera - experiências para aprimorar a comunicação com empregados", atualmente, é Gerente de Comunicação e Cultura no Grupo 3corações, onde atua com comunicação interna, cultura organizacional, marca empregadora, eventos internos, onboarding de colaboradores e treinamentos.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e é também pós-graduada em Comunicação Empresarial e em Língua Portuguesa - Gramática e Uso.

Na Educação, atuou como docente em curso de pós-graduação na Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e como organizadora e docente de curso livre de redação na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, ambas em São José dos Campos (SP).

 

Jurada do Prêmio nos anos 2019, 2020, 2021 e 2022.

Andrea Carla Marques da Silva (DF)

Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa Comunicação da Informação, foco em comportamento informacional em plataformas digitais. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing e em Gestão Empresarial. Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Desenvolvimento de Produto.

 

Vivência profissional concentrada nas áreas administrativa e educacional atuando há mais de 25 anos como consultora e assessora em pequenas, médias e grandes empresas, nas áreas de comunicação organizacional, relações institucionais, eventos acadêmicos e empresariais (nacionais e internacionais), planejamento de marketing e gestão de projetos.

 

Há mais de duas décadas é professora em cursos de graduação e pós-graduação, incluindo atuação em EaD como tutora e conteudista.

 

Atualmente, é Professora Universitária no Centro Universitário de Brasília (CEUB) e Diretora de Produtos da Altiora Solutions - Consultoria e Negócios.

 

Jurada do Prêmio desde 2017.

 

José Luis Ovando (SP)

Publicitário formado pela ESPM/SP e pós-graduado em Gestão de Conteúdo em Jornalismo pela Universidade Metodista, tem mais de 20 anos de experiência e já atendeu a mais de 300 empresas de médio e grande portes.

Além de ter vivência acadêmica, ministra palestras e workshops em eventos técnicos e treinamentos de comunicação corporativa.

É sócio-diretor de Estratégia da Supera Comunicação, agência especializada em comunicação e cultura organizacional.

É coautor do livro “Ensaios sobre Comunicação com Empregados. Múltiplas abordagens para desafios complexos” e Organizador Geral e coautor do livro “Diálogos Supera – Uma coleção de experiências para aprimorar a comunicação com empregados”, ambos da Editora In House.

 

Jurado do Prêmio nos anos 2021 e 2022.

 

Fotografia

Fotografia

Adriana de Barros Ferreira Cunha (MG)

Filha de pai fotógrafo, enveredei por essa área desde criança.

Toda minha formação, graduação, mestrado e doutorado é em Artes e desde 2004 leciono no ensino superior, onde ensino as técnicas fotográficas e contagio com o amor pela fotografia os alunos de Jornalismo, Publicidade e Cinema da PUC Minas.

Como fotógrafa, dedico-me a trabalhos autorais em que detalhes, antes despercebidos, ganham a cena.

Como pesquisadora, analiso o uso ideológico das imagens, assim como estudo e executo os processos históricos da fotografia mixando-os às técnicas digitais contemporâneas.

Jurada do Prêmio desde 2015.

 

Maria Isabel Ritzmann (PR)

Sou Maria Isabel Maranhão Ritzmann, mas desde pequena me chamam de Bebel. Arrisquei várias faculdades, mas a que me identifiquei mais foi Jornalismo. Desde então venho empreendendo na área de comunicação. Assumi o Jornal O Morador há uns 20 anos e lancei o Jornal Opinião Curitiba, a Revista Ações Legais, a Editora Livros Legais. Tenho colunas em diversos veículos de comunicação, como Industria & Comércio, Lithoral News de SC. 

A dinâmica do jornalismo e a velocidade de se noticiar fez com que virasse também fotógrafa, o que faço com muito prazer, gosto de ver as imagens falarem por sí. Reduz o tempo de escrita.

Fotografia virou uma paixão e uma demanda de muito trabalho, principalmente na área jurídica, em que atendo a OAB Paraná Há 16 anos.

Com o coração inquieto, recentemente abri um Hostel Boutique no centro de Curitiba, o Hostel Bebel. E aviso já, a inquietude não parou, vem mais novidades por aí.

Continuo a administrar a imobiliária que era de meus pais, correndo de lá pra cá, sem parar, essa é minha alegria.

Sou pós graduada em Ensino e Aprendizagem da língua portuguesa, mas sempre tiro minhas dúvidas frequentes, no google ou no velho e bom dicionário de papel. Com a mudança das regras, da língua portuguesa, ficamos reféns do aprendizado eterno.

Sou a 2ª Vice-presidente da ABIME Nacional e presidente da ABIME Paraná – Associação Brasileira de Imprensa de Mídias Digitais.

Quando sobra um tempinho, das 24h as 6h, arrisco algumas linhas, tentando expressar-me em poesias, poemas, crônicas... Vida que segue.

 

Francisco França Marinho Falcão (CE)

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

Especialista em produtos audiovisuais. Atualmente é editor-chefe do Núcleo de Audiovisual do jornal O Povo de Fortaleza e da Fundação Demócrito Rocha.

Já trabalhou nas afiliadas das tvs Record, SBT e Bandeirantes. Foi repórter da editoria de política no Jornal do Commercio de Pernambuco.

Diretor de documentários sobre o Nordeste. Coordenador do Projeto Ceará Melhor, em parceria com o Ministério Público do Ceará.

Jurado do Festival de Cinema de Fortaleza.

 

Jurado do Prêmio desde 2020.

 

Mídia Audiovisual

Mídia Audiovisual

Edwaldo Costa (SP)

Pós-Doutor em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Trabalha na Comunicação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM). Atuou na Comunicação do GSI-Presidência da República, na Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa e no Centro de Comunicação Social da Marinha.

 

Lecionou em cursos de Comunicação Social e Jornalismo, em universidades e centros universitários de Minas Gerais e São Paulo. Coordena o curso de Especialização em Inteligência Estratégica, do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégico (IBEE).

 

Cursa pós-doutorado em História na UnB e em Saúde e Comunicação, na Daphne Cockwell School of Nursing - Toronto Metropolitan University. É membro imortal da Academia de Letras do Brasil do Distrito Federal, ocupando a cadeira de número 53. 

Marcelino Leal (CE)

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Jornalismo Científico (UFC) e graduando em Sistemas e Mídias Digitais (UFC). Atualmente, cursa MBA em Gestão de Pessoas, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Com 17 anos de experiência em telejornalismo, já atuou nas emissoras TV Ceará (Governo do Estado do Ceará), TV Fortaleza (Câmara Municipal de Fortaleza), TV Cidade (afiliada Record TV) e TV Jangadeiro (afiliada SBT).

Há 10 anos, trabalha no Sistema Verdes Mares, um dos mais importantes grupos de comunicação do país.

No SVM, já ocupou os cargos de editor de texto, editor executivo de telejornal, editor executivo de Redação Integrada (TV, Rádio, Web e Impresso) e editor-chefe do CETV 2ª Edição, telejornal da TV Verdes Mares - afiliada da TV Globo.

Atualmente é editor de núcleo (chefe de redação) da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará.

 

Jurado do Prêmio desde 2020.

 

Sandra Nodari (PR)

Sandra Nodari é doutora em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. É mestre em Comunicação e Linguagens (UTP-2006) e jornalista formada pela UEPG (1996).

Desde 2003, leciona disciplinas ligadas ao telejornalismo, documentário e audiovisual. Realiza produções audiovisuais para televisão, dirigindo em 2021 a série Não Fale a Língua do Racismo, em 2019 o documentário Padrinhos de Adrianópolis e em 2018 a série Fandango Caiçara (quatro episódios).

Atua como produtora, pesquisadora e roteirista de diversos projetos para o cinema como: os longa metragens Proibido Nascer no Paraíso (2021/roteirista e pesquisadora) e Cativas: Presas pelo coração (2013/roteirista, pesquisadora e assistente de direção) e o curtametragem Visita Íntima (2005/pesquisa e direção de produção).

É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (NEG/ UFPR) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOC/UFPR).

É voluntária do Grupo Justiceiras (Força-tarefa Pró-Mulher). E atua como jornalista freelancer e/ou voluntária.

 

Mídia Digital

Mídia Digital

Alberto Marques (DF)

Professor do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).

É Doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de BrasíliaEditor da Revista Comunicologia.

 

Jurado do Prêmio desde 2014.

 

Marco Bonito (RS)

Universidade Federal do Pampa – Unipampa
Prof. Doutor, com pós-doutorado na USP, especialista em Cultura Midiática Digital Acessível às Pessoas com deficiência e Processos Comunicacionais da Indústria Criativa.

Publicações científicas: 
www.marcobonito.academia.edu 
Currículo Lattes
ORCID 

Professor dos Cursos:
- Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa (PPGCIC)
- Graduação em Jornalismo
- Graduação em Publicidade e Propaganda 

Membro dos Grupos e Rede de Pesquisa: 
- t3xto (UNIPAMPA) 
- PROCESSOCOM - Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (UNISINOS)
- GPPI - Grupo de Pesquisa Políticas da Imagem (USP)
- Rede AMLAT (Rede de Pesquisa em Comunicação da América Latina)

Jurado do Prêmio desde 2020.

 

Marianne Heinisch (Turquia)

Atua há mais de dez anos no campo da comunicação. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e percorreu as redações de veículos de comunicação de Aracaju, além de estagiar na diretoria de comunicação do Tribunal de Justiça (TJ-SE).

Como jornalista na Índia, ajudou a desenvolver a maior plataforma midiática voltada para o empreendedorismo social no país, o que a aproximou dos temas de desenvolvimento social.

Em 2017, concluiu o mestrado em Comunicação e Desenvolvimento Internacional pela University of London e vive hoje na Turquia, onde trabalha com desenvolvimento de negócios na África, Américas e Europa no setor de segurança alimentar.

 

Jurada do Prêmio nos anos 2017, 2018, 2019 e 2022.

 

Mídia Radiofônica

Mídia Radiofônica

Karinthia Wanderley (GO)

Jornalista, radialista, pós-graduada em Assessoria de Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), MBA em Liderança e Gestão do Terceiro Setor pelo IPOG.  

Mais de 20 anos de experiência em Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Atua como produtora de programas especiais das rádios Brasil Central AM e RBC FM, veículos da Agência Brasil Central, autarquia do Governo de Goiás, sediada em Goiânia.

 

Kedma Ferr (SE)

Formada há 20 anos em Comunicação Social - habilitação Radialismo - pela Universidade Federal de Sergipe, além de especialista em Comunicação digital e Meio ambiente e Sustentabilidade. É formada em Letras-Português e estudante de História Bacharelado.

 

Possui experiência como locutora de campanhas políticas e também trabalhou em emissoras de rádio pública e comerciais na função de apresentadora e produtora de programas musicais e de radiojornalismo.

 

Atua há onze anos como repórter de TV, 10 deles na TV Sergipe - afiliada da rede Globo de Televisão.

 

Foi vencedora de premiações estaduais como o "Prêmio SUS de jornalismo" , PrêmiFapitec, e o Prêmio TJSE de Jornalismo com reportagens televisivas.

 

Jurada do Prêmio desde 2022.

 

 

Mídia Social

Mídia Social

André Tamura (SC)

Pai e Marido. Cofundador e Diretor Executivo da WeGov. Curioso da inovação no setor público e das transformações sociais. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas.

Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas.

Junto com Gabriela Tamura, realiza, há nove anos, o "Redes WeGov" - evento que constrói uma agenda e aponta as tendências e de comunicação no setor público.

É um dos criadores Programa de Inovação HubGov/ HubJus, case publicado em 2018 no Observatório de Inovação do Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O "Redes WeGov" inspirou e facilitou aprendizado de diversos servidores públicos.

Em 2017, foi condecorado com a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro.

 

Jurado do Prêmio desde 2016.

 

Gabriela Brandalise (PR)

Gabriela Brandalise é jornalista e escritora.

Trabalhou nas rádios Paraná Educativa e CBN Curitiba.

Tem dois livros publicados para o público jovem-adulto por grandes editoras do mercado literário brasileiro, entre elas, o Grupo Editorial Record.

Hoje, tem um canal no youtube, é ghostwriter e ajuda empresas a se posicionarem no mercado por meio de conteúdos que interessam.

Marcone Santos (DF)

Profissional com 27 anos de mercado, especializado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa. Tem ampla experiência em alto assessoramento institucional, coordenação de estruturas complexas de comunicação e gestão de crises de imagem e reputação.

Entre as passagens mais relevantes, foi o profissional responsável pela concepção, estruturação e coordenação da Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Naquele órgão, atuou como Secretário de Comunicação Social, executando a assessoria estratégica de quatro sucessivos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF): Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Britto e Joaquim Barbosa.

Corroborando a experiência em gerenciamento de assessorias de grande visibilidade – incluindo muitas situações de crise – atuou como Secretário de Comunicação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assessor de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Coordenador de Comunicação Interna do Banco Central do Brasil (BC), consultor em comunicação do Ministério da Fazenda e editor de publicações institucionais desse mesmo Ministério, Assessor-chefe de Comunicação da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Entre 2013 e 2015, foi diretor de comunicação do Ministério da Justiça sob o comando do ministro José Eduardo Cardozo, período no qual ratificou a expertise no diagnóstico e resposta a situações político-midiáticas desafiadoras – em função de contextos como a Operação Lava-Jato, acirramento entre Executivo e Legislativo, crise institucional generalizada entre Poderes e recrudescimento do quadro econômico e social do país.

 

Jurado do Prêmio nos anos 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022.

PROJETO/CAMPANHA INSTITUCIONAL DE INTERESSE PÚBLICO

Projeto/Campanha Institucional De Interesse Público

Carlos Roberto Gomes dos Santos (DF)

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília.

 

Pesquisador do Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão Estratégica – EstrategiaLab da Universidade Católica de Brasília (Cnpq) 2019 a atual

 

Membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional – PPGCOM da Universidade Católica de Brasília – UCB/Cnpq 2019 a atual

 

 

Membro do Conselho de Pareceristas da Revista Científica da Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU.

 

Jurado do Prêmio desde 2021.

Dr. Robson Dias (DF)

Prof. Dr. Robson Dias. Jornalista, Relações Públicas, especialista, mestre e doutor em Comunicação.

 

Coordenador das graduações de Jornalismo, Publicidade e Design da UCB, além do Programa de Pós-graduação Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), atuando como professor e pesquisador da linha de pesquisa: Estratégia e Gestão Comunicacional.

 

Jurado do Prêmio desde 2017.

Maria Angela de Lima (RO)

Maria Angela de Lima, mestre em estudos literários de culturais, com MBA em estratégia e marketing, graduada em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda.

Atua na docência no ensino superior desde 2003. Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Uniron.

 

Jurada do Prêmio nos anos 2018, 2019, 2020 e 2022.

Publicação Impressa Especial

Publicação Impressa Especial

Bárbara Libório (RJ)

Jornalista especializada em investigação e dados pela Universidad Rey Juan Carlos e pela escola de jornalismo da Unidad Editorial.

É coordenadora e professora do MBA em Jornalismo de Dados do IDP.

É diretora de conteúdo no Instituto AzMina.

Foi editora do Aos Fatos, da Época e do Canal Meio. Como repórter, passou por IstoÉ, iG e Folha de S.Paulo.

Ganhou prêmios internacionais como o Prêmio de Jornalismo Gabriel García Márquez e nacionais como o Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

É fellow do Edward Murrow Program e foi bolsista da Fundación Carolina.

É mestre em Mídias Criativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e doutoranda em Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo.

 

Jurada do Prêmio desde 2020.

Ismael Machado (RJ)

Ismael Machado é jornalista desde 1991. É mestre em Literatura, com MBA em Comunicação e Semiótica e Especialista em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Araraquara de São Paulo e Doutorando em cinema pela Universidade Federal Fluminense.

Já trabalhou como correspondente dos jornais ‘O Globo’ e ‘Jornal do Brasil’ na região norte e como colaborador da Folha de São Paulo.

É autor dos livros ‘Vapor Barato – O Amor em Tempos de AIDS’ (livro de contos), ‘Decibéis sob Mangueiras - Belém no cenário rock Brasil dos anos 80’, livro contemplado pela lei municipal de incentivo à cultura Tó Teixeira, ‘Sujando os Sapatos - O Caminho Diário da Reportagem’ (livro-reportagem), ‘Golpe, Contragolpes e Guerrilhas: O Pará e a ditadura militar’ (2014), vencedor do Prêmio IAP de Literatura 2013, na categoria Livro-Reportagem e a biografia ‘Paulo Fonteles-Sem Ponto Final’.

Vencedor dos prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em Jornalismo; Líbero Badaró de Jornalismo; Prêmio Nacional de Direitos Humanos em Jornalismo; I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico e finalista do Prêmio Esso em 2013 e 2014.

Também atuou como repórter e editor na TV Rondônia (afiliada da TV Globo) e na Fundação de Telecomunicações do Pará (FUNTELPA).

 

Jurado do Prêmio nos anos 2020 e 2022.

Rebeca Teixeira (SE)

É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Tiradentes - Unit (2007), com vasta experiência em assessoria de Comunicação, gestão e organização de eventos.

Foi editora do Jornal Cinform e a responsável pelas edições das revistas OAB LEGAL e Perfil Farmacêutico. Coordenou a Comunicação do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe de 2012 a 2020 e a Comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe de 2011 a 2022. 

Atualmente responde pela Assessoria de Imprensa da Estácio no estado de Sergipe..

Jurada do Prêmio desde 2022.

Relacionamento Com A Mídia

Relacionamento Com a Mídia

Alysson Maruyama (MS)

Formado em jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul.

Há treze anos atua como repórter de TV. Tem experiência em produção, edição, execução de reportagens e apresentação.

Atualmente, o jornalista é editor-chefe do núcleo de rede da TV Morena (afiliada Rede Globo em MS). Além de coordenar a produção, executa reportagens para jornais nacionais da Tv Globo, como Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional, Fantástico e Jornal da Globo.

Desde 2012 também faz parte do grupo de repórteres que produzem documentários para o Globo Repórter. A estreia no programa foi sobre os bastidores do remake da novela Pantanal. Durante 15 dias acompanhou, junto com a equipe do programa, as gravações em Mato Grosso do Sul. 

Jurado do Prêmio desde 2020.

Dulcivânia Freitas (AP)

- Mestranda em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa/Porto/Portugal. Pesquisa sobre mudanças climáticas no telejornalismo nas TVs públicas do Brasil e de Portugal.

- Bacharel em Comunicação Social/habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (1995).

- Possui experiência em veículos de comunicação na função de repórter; e em processos de assessoria de imprensa.

- Desde 2006 é Analista de Comunicação da Embrapa Amapá, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

- Atua em Jornalismo Especializado (institucional e científico) e Assessoria de Imprensa. Estratégias e produção de conteúdo para as redes sociais corporativas; conteúdo jornalístico para canais como portal, newsletter, programa Prosa Rural, Dia de Campo na TV, e Agência Embrapa.

- Desenvolve estratégias e ações de assessoria de comunicação para gestores da Embrapa Amapá e para projetos de Pesquisa e Transferência de Tecnologias. 

Jurada do Prêmio desde 2022.

Cristiane Finger Costa (RS)

Doutora pelo PPGCOM/ Famecos-PUCRS. Jornalista diplomada pela Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS-PUCRS), professora titular do Curso de Jornalismo da FAMECOS-PUCRS, nas disciplinas de Telejornalismo. Membro Permanente do Corpo Docente do programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.

Coordenadora do PPGCOM-PUCRS. Ex-Coordenadora da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo - Rede TELEJOR – SBPJor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Televisão e Audiência (GPTV).

Membro do Conselho da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

Ex- Titular da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais- RS. Diretora Regional Sul da INTERCOM. Coordenadora do GP Telejornalismo da INTERCOM.

Foi repórter, âncora e editora regional em veículos como: SBT; Rede Manchete; TVERS; TV Guaíba por 25 anos. Vencedora, entre outros, do Prêmio Esso de Telejornalismo em 2004.

 

Jurada do Prêmio desde 2020.

Reportagem Escrita

Reportagem Escrita

Bruno Tavares (SP)

Jornalista formado pela PUC-SP, é repórter da TV Globo, em São Paulo há 11 anos.

Trabalhou ainda no extinto Jornal da Tarde e no O Estado de S. Paulo.

 

Jurado do Prêmio desde 2021.

Camila Tuchlinski (SP)

Camila Tuchlinski é jornalista há mais de 20 anos. Destes, 16 anos atuando em radiojornalismo como repórter, apresentadora, redatora e editora (Eldorado e Rádio Estadão). No jornal O Estado de S.Paulo, cobriu assuntos como cultura, comportamento, saúde e saúde mental - esta última aliando o Jornalismo e a Psicologia.

Atualmente, é psicoterapeuta e comunicadora em uma Organização Não Governamental voltada para pacientes com doenças crônicas. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, Psicologia e pós-graduada em Psicologia Psicossomática e Psicologia Humanista. Também radialista com DRT.

Jurada do Prêmio desde 2020. 

Maria Fabia Moraes da Assumpção (AL)

Formada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista MBA em Planejamento Estratégico de Comunicação pela Universidade de Rondônia (Uniron).

Atuou durante 15 anos como Repórter de Cidade do Jornal Gazeta de Alagoas.

Foi Assessora de Comunicação do Governo de Alagoas e Prefeitura Municipal de Maceió.

Analista em Jornalismo do Ministério Público do Estado de Rondônia (aposentada), foi chefe do Departamento de Comunicação Integrada (DCI), da Instituição.

Integrou o Comitê de Políticas de Comunicação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Coordenou durante 9 anos o Prêmio MPRO de Jornalismo.

Atualmente é Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado de Comunicação do Governo de Alagoas.

Jurada do Prêmio desde 2022.

Vídeo Institucional

Vídeo Institucional

Clarissa Motter (GO)

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014-2018), linha de pesquisa Imagem, som e escrita, com período sanduíche em Université Paris-Sorbonne/CRIMIC - Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2010-2012).

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Universidade Federal de Goiás. Possui pós-doutorado em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília (2019-2021), com atuação no projeto Sempreviva: rede feminina de incentivo à Economia Criativa para mulheres periféricas do Distrito Federal.

É professora e pesquisadora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Inovação em Comunicação e Economia Criativa e dos cursos de graduação em Comunicação social - Design Visual, Jornalismo e Publicidade e propaganda - da Universidade Católica de Brasília.

É professora supervisora da Agência Junior Matriz Comunicação e atua na produção do podcast de divulgação científica Admirável Mundo. Desenvolve projetos de pesquisa, atividades de ensino e extensão com ênfase nas seguintes áreas: inovação e economia criativa; narrativas sonoras e audiovisuais; teoria e análise da imagem; mídias digitais e mobilização social; estudos de gênero, envelhecimento e diversidade nas mídias.

 

Jurada do Prêmio desde 2021.

Edwaldo Costa (SP)

Pós-Doutor em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Trabalha na Comunicação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM). Atuou na Comunicação do GSI-Presidência da República, na Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa e no Centro de Comunicação Social da Marinha.

 

Lecionou em cursos de Comunicação Social e Jornalismo, em universidades e centros universitários de Minas Gerais e São Paulo. Coordena o curso de Especialização em Inteligência Estratégica, do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégico (IBEE).

 

Cursa pós-doutorado em História na UnB e em Saúde e Comunicação, na Daphne Cockwell School of Nursing - Toronto Metropolitan University. É membro imortal da Academia de Letras do Brasil do Distrito Federal, ocupando a cadeira de número 53. 

Pedro Carregosa (SE)

Pedro Carregosa é ator, jornalista e publicitário.

Há 20 anos trabalha com jornalismo, tendo passado por assessorias de imprensa e emissoras de rádio e TV, inclusive, ganhando vários prêmios em sua trajetória.

Atualmente trabalha como editor de texto da TV Sergipe, afiliada Globo no Estado.

 

Jurado do Prêmio desde 2021.