Edição 2024 (Fortaleza/CE)
Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial
A cidade de Fortaleza vai sediar, de 19 a 21 de junho, o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação (Conbrascom). A edição de 2024 tem como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”.
Local das oficinas:
OAB-CE: Rua Valdetário Monteiro, 01 - Guararapes, Fortaleza - CE, 60810-011
Local do Conbrascom:
TRE-CE: Rua Dr. Pontes Neto, 800 - Luciano Cavalcante, Fortaleza - CE, 60813-600
Local da Cerimônia de Entrega do Prêmio:
Náutico Atlético Cearence: Avenida da Abolição, 2727, Meireles, Fortaleza -CE, 60165-081
Programação
Explore a programação completa e confira os temas trazidos por especialistas em Comunicação e Justiça que compartilham experiências, desafios e práticas inovadoras. Fique atento, a programação está sujeita a alterações.
- 09:00 a 09:30
Credenciamento
OAB/CE - Rua Valdetário Monteiro, 01 - Guararapes, Fortaleza - CE, 60810-011
- 09:30 a 12:00
Oficinas Simultâneas
Oficina 1: Reportagem multimídia: Fotos, captação e edição de vídeo de celular
Fotógrafo Profissional há 20 anos. Trabalha no mercado da Fotografia Publicitária, atuando em nichos como Fotografia Governamental, Coorporativa e Fotografia de Moda. Paralelamente, ao fazer profissional prático do mercado sempre esteve na Academia, tendo 2 especializações e pós graduações assim como também um mestrado, todos na Espanha. É Mestre em Fotografia e Arte Contemporânea pela a Universidade Politécnica de Valencia, UPV, na Espanha. Fundador da 1ª escola especializada em Fotografia do Ceará, reconhecida nacionalmente, a @travessadaimagem, que ficou entre as 5 melhores escolas do Brasil em Formação de Artistas Visuais. Também atua no mercado do audiovisual desde 2009, com Formação em Cinema na Academia Internacional de Cinema, AIC, São Paulo. Já produziu diversos filmes publicitários para empresa como Petrobrás, Coca-Cola, TNT, Governo do Estado do Ceará, Diversas empresas de moda e prefeituras Brasil a fora. Já produziu material em lugares como Califórnia, Hawaii, Paris, Puerto Escondido no México, Lisboa, Barcelona, San Piedro no Deserto do Atacama, e em todas regiões do Brasil.
Oficina 2: Normatização dos setores de comunicação
Publicitária, fotógrafa e bacharel em Direito. Natural de Goiânia, mudou-se para São Paulo para cursar Comunicação Social na Universidade de São Paulo (USP). Morou em Curitiba, onde atuou no TRT-9 por 3 anos. É também graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduada em Gestão Pública. Servidora efetiva do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás), onde coordena a comunicação há 5 anos, órgão que conquistou a 1ª colocação entre tribunais do ramo trabalhista no Prêmio CNJ de Qualidade 2023.
Oficina 3: Linguagem Simples na comunicação pública
Advogada, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pós-Graduada em Escrita e Criação pela Universidade de Fortaleza, UX Writer e Agente de Inovação e Linguagem no Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Membro da Plain Language International Association (PLAIN), do LS LAB, das redes Linguagem Simples Brasil e Linguagem Simples Ceará.
Oficina 4: Oficina de Acessibilidade na Comunicação
Brazil Nunes nasceu no interior do RN, filho do meio de 5 irmãos, sofreu paralisia infantil aos 2 anos de idade. Mudou-se para Goiânia quando adolescente, onde passou por várias cirurgias. É graduado em jornalismo e pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Rio. É servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, sendo responsável pela comunicação do tribunal há 9 anos. Foi escolhido pelo Superior Tribunal Eleitoral para protagonizar a campanha pela acessibilidade nas eleições de 2022 e obteve números expressivos de visualização e repercussão. Sempre que convidado, e se possível, Brazil Nunes realiza palestras sobre acessibilidade e capacitismo.
- 18:30 a 20:30
Abertura e Palestra Magna - Acesso a direitos: da linguagem simples à inteligência artificial
TRE/CE - R. Dr. Pontes Neto, 800 - Luciano Cavalcante, Fortaleza - CE, 60813-600
Moderador(a): Débora Diniz
Professora, Advogada e Defensora de Direitos Humanos. Atualmente Secretaria Nacional de Acesso à Justiça no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Fundador e editor do Meio, colunista de O Globo e da rádio CBN, além de escritor.
É autor de oito livros. Sua coluna sobre a relação entre a sociedade e tecnologia digital circula semanalmente de forma ininterrupta desde 2004. Por ela, venceu em 2015 o Prêmio Comunique-se e, por três vezes, o Prêmio Especialistas. Em 2012, liderou no Globo a equipe que venceu o Prêmio ESSO de Melhor Contribuição à Imprensa.
Recebeu, também, o Prêmio Caixa de Reportagem Social, o Bobs, da rede alemã Deutsche Welle, e o Best Blogs Brazil na categoria política.
- 8h – 9h
Credenciamento
- 9h – 10h30
O desafio da IA nas instituições
Moderador(a): Taciana Cuadros
Professor, Palestrante e Conselheiro de Tecnologia e Inovação. Co-fundou 7 startups (5 MarTechs, 1 EduTech, 1 HRTech). Top Voices do LinkedIn. Vencedor do Prêmio Digitalks. Autor do livro "Transformação Digital: Mentalidade, Cultura, Negócios e Liderança na Era Digital". Participou do documentário "Hackers" disponível na Amazon Prime.
- 10h30 – 11h
Intervalo
- 11h – 12h30
Linguagem simples
Moderador(a): Bianca Felippsen
Linguagem simples:
Advogada. Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem. Graduada em Direito e Letras. Professora de Linguagem do Direito do IDP/Brasília. Ministra cursos e palestras sobre Linguagem Simples no Direito para Tribunais e escritórios de advocacia. Líder do grupo de pesquisa "Democratização da Linguagem e Acesso à Justiça".
Servidor público do Poder Judiciário cearense, coordenador do LabLuz, o laboratório de inovação da instituição. Cientista da Computação, com MBA em Gestão de TI, ambos pela UFRN, MBA em Gestão Judiciária pela FGV e Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. Vencedor nacional do Prêmio Santander 2009 na categoria inovação.
- 12h30 – 14h
Intervalo
- 14h – 16h
Ouvir histórias: o que a IA não alcança
Moderador(a): Bruno de Castro
Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 1991, atua nas redações dos principais jornais cearenses. Trabalha no O POVO desde 1995. Passou pelas editorias Cidades (como repórter e editor), Ciência & Saúde (repórter), editor de Primeira Página, Núcleos de repórteres especiais e de Jornalismo Investigativo e Núcleo Datadoc, de jornalismo de dados. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, incluindo nacionais e internacionais. Hoje, é repórter especial de Cidades e, quinzenalmente, escreve uma coluna sobre histórias, lugares e pessoas (in)comuns que se destacam no "anonimato" da cidade
Débora Diniz é jornalista, com pós-graduação em telejornalismo. É especialista em estratégia de comunicação, gerenciamento de crise e treinamento de porta-vozes. Passou por veículos como Correio Braziliense e O Globo, além de grandes agências como InPress e FSB. Atua no sistema de justiça há 20 anos e desde 2023 preside o FNCJ. É diretora de Comunicação da Defensoria Pública do Rio e apresentadora do podcast Acesso à Justiça, vencedor do PNCJ. Contar histórias, disputar narrativas e dar voz aos que nunca são ouvidos é sua maior motivação.
-
- 9h - 12h
REUNIÕES SETORIAIS
- 2h – 14h
Intervalo
- 14h - 15h30
Desafios Contemporâneos: ética, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade
Moderador(a): Luciano Augusto
Desafios Contemporâneos: ética, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade:
Viviane Mosé é filósofa, psicanalista, poeta. Graduada em Psicologia, Especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, mestra e doutora em Filosofia. Autora de doze livros entre poesia, filosofia, educação, com duas indicações ao Prêmio Jabuti. De 2005 a 2008 escreveu e apresentou a série Ser ou não Ser no Fantástico da TV Globo, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Durante sete anos fez comentários diários na Radio CBN no quadro Liberdade de Expressão. Foi comentarista do Programa Encontro com Fátima Bernardes. Tem como principais temas a sociedade em rede e os desafios do mundo contemporâneo, especialmente aplicados à Educação e à gestão pública e privada. É membro da Academia Brasileira de Cultura.
- 15h30 - 17h30
Plenária
- 20h
Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Náutico Atlético Cearense - Av. da Abolição, 2727 - Meireles, Fortaleza - CE, 60165-081
Inscrições
As inscrições para o XVIII Conbrascom, que se dará em Fortaleza/CE, serão realizadas em 3 lotes com início em 26/02 e final em 17/06/2024. Para melhor aproveitar sua experiência, leia com atenção as informações abaixo:
Inscrição no 1º Lote (Pagamento PIX de 26/02 a 26/03)
Inscrição no 2º Lote (Pagamento PIX de 27/03 a 27/05)
Inscrição no 3º Lote (Pagamento PIX de 28/05 a 17/06 e Pagamento Empenho)
Taxa de inscrição de trabalhos no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Pagamento Pix de 26/02 a 28/04)
Votar nos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação Social e Justiça (PNCJ)
Inscrição no 1º Lote (Pagamento PIX de 26/02 a 26/03)
Inscrição no 2º Lote (Pagamento PIX de 27/03 a 27/05)
Inscrição no 3º Lote (Pagamento PIX de 28/05 a 17/06 e Pagamento Empenho)
Taxa de inscrição de trabalhos no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Pagamento Pix de 26/02 a 28/04)
Votar nos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação Social e Justiça (PNCJ)
Inscrição no 1º Lote (Pagamento PIX de 26/02 a 26/03)
Inscrição no 2º Lote (Pagamento PIX de 27/03 a 27/05)
Inscrição no 3º Lote (Pagamento PIX de 28/05 a 17/06 e Pagamento Empenho)
Taxa de inscrição de trabalhos no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Pagamento Pix de 26/02 a 28/04)
Votar nos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação Social e Justiça (PNCJ)
Pessoas Estudantes | Pessoas Não filiadas | Pessoas Filiadas | |
---|---|---|---|
Inscrição no 1º Lote (Pagamento PIX de 26/02 a 26/03) | R$ 250,00 | R$ 1.000,00 | R$ 900,00 |
Inscrição no 2º Lote (Pagamento PIX de 27/03 a 27/05) | R$ 250,00 | R$ 1.200,00 | R$ 1.000,00 |
Inscrição no 3º Lote (Pagamento PIX de 28/05 a 17/06 e Pagamento Empenho) | R$ 250,00 | R$ 1.400,00 | R$ 1.200,00 |
Taxa de inscrição de trabalhos no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Pagamento Pix de 26/02 a 28/04) | R$ 200,00 por trabalho *Categoria Artigo Acadêmico insento de taxa | R$ 200,00 por trabalho *Categoria Artigo Acadêmico insento de taxa | Isenção** |
Votar nos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação Social e Justiça (PNCJ) | |||
Inscreva-se | Inscreva-se | Inscreva-se |
*Para se filiar, a taxa de anuidade (de 01/25 a 12/25) da filiação tem o valor R$200,00.
** É garantida a inscrição de até 8 projetos, limitada a 2 projetos por categoria, desde que a anuidade da filiação esteja em dia.
- Inscrição de grupos por instituições Grupos com 3 ou mais pessoas filiadas: 20% de desconto no valor total;Grupos com 3 ou mais pessoas não filiadas: 10% de desconto no valor total;Grupos mistos (pessoas filiadas e não filiadas): 15% de desconto no valor total;Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail conbrascom@fncj.org.br ou do telefone (11) 4200 0327.
- Como forma de incentivo a participação daqueles profissionais em que as instituições, por conta de redução orçamentária, não poderão arcar com a inscrição do seu servidor para o evento deste ano, o Fórum concedeu, excepcionalmente na condição de pessoa física e individual, descontos especiais para inscrições pagas via PIX ou depósito bancário. Para mais informações, entre contato conosco.
- Vai concorrer ao Prêmio Nacional de Comunicação Social e Justiça (PNCJ)?
- Envio do comprovante de pagamento
Após realizar o pagamento da Taxa de Inscrição do evento, o comprovante de pagamento ou a nota de empenho devem ser anexados em sua Conta FNCJ ou encaminhando para o e-mail conbrascom@fncj.org.br.
As inscrições que não tiverem comprovantes de pagamento encaminhados serão automaticamente canceladas.
Após anexar o comprovante de pagamento em sua Conta FNCJ, o status da inscrição será alterado para regularizado em até cinco dias úteis.
Cronograma
Confira o cronograma do XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (CONBRASCOM) e Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ) e fique por dentro de tudo o que vai acontecer por aqui:
- Abertura das inscrições no evento e das inscrições de projetos26 Fevereiro
- Último dia para inscrição de projetos10 Março
- Período de julgamento de projetosMês inteiro Abril
- Ultimo dia para envio do comprovante de pagamento de inscrição no evento, inscrição de projeto, taxa de inscrição de projetos e filiação28 Abril
- Divulgação de finalistas29 Abril
- Envio dos vídeos finalistas01 a 30 Maio
- Período de avaliação dos projetos finalistas pela comissão especial e pelos filiados ao FNCJ13 a 30 Maio
- CONBRASCOM e prêmio nacional de comunicação e justiça19, 20 e 21 Junho
Passagens, hospedagens e passeios
Fique atento à localização de sua hospedagem, o evento será realizado em local distante dos pontos turísticos tradicionais da cidade.
Confira algumas sugestões* sobre passagens, hospedagem e passeios para melhor aproveitar a viagem e participar desta edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom).
Acessar as sugestões do FNCJ*O FNCJ é uma organização sem fins lucrativos e não está vinculada direta ou indiretamente às indicações apresentadas. Tais dados se tratam de mera sugestão e disponibilização de dados.
Organização do evento
DÉBORA DINIZ
PRESIDENTE
DP-RJ - Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro
TACIANA GIESEL CUADROS
VICE-PRESIDENTE
CNJ - Conselho Nacional de Justiça
LUCIANO AUGUSTO SOUZA ANDRADE
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
TJ-GO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
BIANCA FELIPPSEN
DIRETORA FINANCEIRA
DP-CE - Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará
LÍDIA BARROS NERCESSIAN
SECRETÁRIA-GERAL
TRT18 - Tribunal Regional do Trabalho - 18ª Região (GO)
BIANCA FELIPPSEN
COORDENADORA
DP-CE - Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará
EMANUELA SILVA RIBEIRO
MEMBRO
JFCE - Justiça Federal no Ceará
HUGO CARDIM PINHEIRO
MEMBRO
TRT7 - Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região (CE)
JOSÉ ILO SANTIAGO JÚNIOR
MEMBRO
TJ-CE - Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
JOSÉ REGINALDO AGUIAR
MEMBRO
MP-CE - Ministério Público do Ceará
KELLY CRISTINA CAIXETA DE CASTRO
MEMBRO
TCE-CE - Tribunal de Contas do Estado do Ceará
RACHID LIMA
MEMBRO
MPT-CE - Ministério Público do Trabalho no Ceará
REBECCA MARTINS BRASIL
MEMBRO
OAB-CE
MORGANA CHAVES
MEMBRO
TRE-CE - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
WANDERSON CÉSAR SANTOS DA COSTA
MEMBRO
PR-CE- Procuradoria da República no Ceará
LUCIANO AUGUSTO SOUZA ANDRADE
COORDENADOR
TJ-GO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
TACIANA GIESEL CUADROS
COORDENADORA
CNJ - Conselho Nacional de Justiça
JANAINA RIBEIRO SOARES
MEMBRO
MP-AL - Ministério Público do Estado do Alagoas
RAFAEL DUARTE FERREIRA GUERRA ALENCAR
MEMBRO
DP-AP - Defensoria Pública do Estado do Amapá