Edição 2023 (Belém/PA)
Diálogos na Amazônia: a comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições
O Prêmio seleciona trabalhos, projetos e iniciativas criados pelas assessorias de comunicação social do Poder Judiciário e outras instituições que fazem parte do Sistema de Justiça.
Seu principal objetivo é valorizar os profissionais e as instituições que garantem que a comunicação no campo da justiça seja estratégica, clara e acessível.
A premiação acontece anualmente durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). Em 2023, a cerimônia de entrega do Prêmio ocorrerá no encerramento do Congresso, no dia 10 de novembro em Belém (PA).
Local da Cerimônia de Entrega do Prêmio:
Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA): Avenida Almirante Barroso, 3089, Souza, Belém -PA, 66.613-710
Jurados
Os projetos inscritos serão avaliados por comissões julgadoras, compostas por três jurados técnicos em cada categoria. A escolha dos jurados é feita pela Diretoria do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e pela Comissão Organizadora do Prêmio.
A Comissão Julgadora de cada categoria terá 30 dias para avaliar os projetos pelo sistema eletrônico e selecionar os respectivos finalistas, os quais serão anunciados no site do FNCJ no dia 29 de abril de 2024.
Professor do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).
É Doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Editor da Revista Comunicologia.
Jurado do Prêmio desde 2014.
Docente pesquisadora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), com interesse nas interrelações entre comunicação, educação e cidadania.
Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Mato Grosso do Sul. Graduada em Comunicação Social - habilitação Jornalismo e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).
Coordenadora do Programa Educomunicação Rondônia (PEducom) e do Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio, Educação e Cidadania (REC), ambos vinculados à Unir. No Grupo REC, orienta bolsistas de pesquisa e extensão em projetos teóricos e práticos com ênfase na cidadania comunicativa. Acesse @rec.unir e participe de nosso cidadaneAR!
Jurada do Prêmio desde 2022.
Docente pesquisadora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), com interesse nas interrelações entre comunicação, educação e cidadania.
Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Mato Grosso do Sul. Graduada em Comunicação Social - habilitação Jornalismo e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).
Coordenadora do Programa Educomunicação Rondônia (PEducom) e do Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio, Educação e Cidadania (REC), ambos vinculados à Unir. No Grupo REC, orienta bolsistas de pesquisa e extensão em projetos teóricos e práticos com ênfase na cidadania comunicativa. Acesse @rec.unir e participe de nosso cidadaneAR!
Jurada do Prêmio desde 2022.
Pós-Doutor em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Trabalha na Comunicação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM). Atuou na Comunicação do GSI-Presidência da República, na Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa e no Centro de Comunicação Social da Marinha.
Lecionou em cursos de Comunicação Social e Jornalismo, em universidades e centros universitários de Minas Gerais e São Paulo. Coordena o curso de Especialização em Inteligência Estratégica, do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégico (IBEE).
Cursa pós-doutorado em História na UnB e em Saúde e Comunicação, na Daphne Cockwell School of Nursing - Toronto Metropolitan University. É membro imortal da Academia de Letras do Brasil do Distrito Federal, ocupando a cadeira de número 53.
Jornalista há 28 anos, com MBA em Administração pela COPPEAD-UFRJ, é editor responsável pela Editoria Rio dos jornais O Globo e Extra. Já comandou as editorias de combate à desinformação, Fato ou Fake, Radar e do blog “Na base de dados”.
Foi coordenador pelos jornais O Globo e EXTRA o consórcio de veículos de imprensa no Brasil que trabalharam em conjunto na busca de dados sobre infectados pela COVID-19, assim como os mortos pela doença, após o governo do então presidente Bolsonaro impedir acesso às informações.
Vencedor de alguns prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Esso de Reportagem (2005), Prêmio Embratel de Reportagem (2005), XXII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo (2005), Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (cinco anos consecutivos) e menção honrosa no XXVII Prêmio Vladimir Herzog.
Autor do livro “Dona Vitória da Paz” — Editora Planeta (2006), que inspirou o filme que está sendo produzido pela Conspiração, um Original Globoplay. É co-autor do livro “Pedofilia na Igreja: um Dossiê Inédito Sobre Casos de Abusos Envolvendo Padres Católicos no Brasil”.
Jurado do Prêmio desde 2023.
MARCELO CANELLAS é cronista, jornalista e documentarista. Por 33 anos atuou como repórter especial de diversos programas da Rede Globo. Figura no ranking do portal Jornalistas & Cia como um dos 10 repórteres mais premiados de todos os tempos. Foi o primeiro e, por enquanto, o único brasileiro a receber o Prêmio Boerma/FAO concedido pelas Nações Unidas a jornalistas que se destacam no combate à fome no mundo.
Recebeu das mãos do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez dois Prêmios Nuevo Periodismo e um Prêmio FORUM/FNPI concedidos pela fundação do famoso escritor colombiano em razão de reportagens sobre a fome no Brasil, sobre a biodiversidade do Cerrado e sobre o desmatamento na Amazônia.
Dentre os prêmios nacionais, foram seis Vladimir Herzog, três Embratel, dois Ayrton Senna, dois prêmios Caixa, um Petrobrás, além de outros 50 prêmios e distinções, incluindo a Ordem do Mérito Judiciário, grau de comendador, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho em razão de suas reportagens denunciando o trabalho infantil e o trabalho escravo.
Especializado na cobertura de temas ligados à vida brasileira, à sustentabilidade, aos direitos sociais e aos direitos humanos, participou de coberturas históricas. A imagem de seu rosto pintado por uma estudante, em 1992, durante os protestos pelo impeachment de Fernando Collor, tornou-se um símbolo da luta dos movimentos de massa pela democracia no Brasil.
Sua série FOME, do Jornal Nacional, veiculada em 2001, é até hoje o conjunto de reportagens mais premiado da televisão brasileira.
Em janeiro de 2023, a série documental Boate Kiss, a Tragédia de Santa Maria, dirigida por Canellas, teve, segundo o Globoplay, a melhor estreia de um documentário desde que a plataforma começou a publicar o gênero em 2019, permanecendo por três semanas consecutivas como o produto mais consumido do streaming do Grupo Globo, ultrapassando inclusive os acessos ao campeão de audiência Big Brother Brasil.
Como cronista, publicou, pela Globo Livros, em 2013, a coletânea de crônicas Províncias – Crônicas da Alma Interiorana.
Jurado no Prêmio desde 2023.
Gabriela Brandalise é jornalista e escritora.
Trabalhou nas rádios Paraná Educativa e CBN Curitiba.
Tem dois livros publicados para o público jovem-adulto por grandes editoras do mercado literário brasileiro, entre elas, o Grupo Editorial Record.
Hoje, tem um canal no youtube, é ghostwriter e ajuda empresas a se posicionarem no mercado por meio de conteúdos que interessam.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com mais de 10 anos de experiência em TV, é editor-chefe na TV Morena, afiliada Globo em Mato Grosso do Sul. Já atuou como chefe de reportagem e na criação de novos produtos e ações multiplataforma. Atualmente, coordena o núcleo de produção de séries e projetos especiais.
Além do jornalismo, desenvolve projetos de marketing digital para criação de marcas, fotografia e produção audiovisual.
Jurado do Prêmio desde 2023.
Jaderson é um profissional com mais de 15 anos de carreira na área de Comunicação e Marketing com sólidas experiências em gestão, planejamento e execução de campanhas e de PR e Digital para setores Público e Privado.
Já foi Gerente de Marketing Digital da Embratur de 2008 a 2011, Gerente de Comunicação e Marketing do Comitê Paralímpico Brasileiro e Diretor Digital do Ministério do Esporte e Prefeitura do Rio de Janeiro (ambos via FSB). De 2017 até 2019 foi Diretor de Estratégia Digital de todos os clientes públicos da FSB Comunicação.
Tem sólida bagagem em gestão de equipes multidisciplinares para projetos de grande complexidade & visibilidade, entre os quais: Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos & Paraolímpicos Rio 2016 e expertise em desenvolvimento e execução de planejamentos estratégicos para campanhas de marketing, branding e comunicação.
Ganhou o prêmio de Melhor Profissional Digital de 2018, pela ABRADI BRASIL (Associação Brasileira de agentes Digitais) na categoria Melhor Gestor de Projetos Digitais e indicado ao Digitalks de Planejamento em 2019.
De 2019 até 2022 foi diretor de novos negócios da I2 e atendimento de planejamento, mídia, influenciadores, campanha e de digital de todos os clientes privados da FSB.
Atualmente é VP de Planejamento e novos Negócios da Jotacom, madtech do Grupo FSB.
Jurado do Prêmio desde 2023.
Formado em jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul.
Há treze anos atua como repórter de TV. Tem experiência em produção, edição, execução de reportagens e apresentação.
Atualmente, o jornalista é editor-chefe do núcleo de rede da TV Morena (afiliada Rede Globo em MS). Além de coordenar a produção, executa reportagens para jornais nacionais da Tv Globo, como Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional, Fantástico e Jornal da Globo.
Desde 2012 também faz parte do grupo de repórteres que produzem documentários para o Globo Repórter. A estreia no programa foi sobre os bastidores do remake da novela Pantanal. Durante 15 dias acompanhou, junto com a equipe do programa, as gravações em Mato Grosso do Sul.
Jurado do Prêmio desde 2020.
Comunicadora Social – Jornalista (Faculdade Seama-AP)
Especialista em Marketing Público e Empresarial (Estácio – Seama-AP)
Amapaense, jornalista, especialista em marketing público e empresarial. Atua na produção de conteúdos digitais e tem ampla experiência em assessoria de imprensa e relacionamento com a imprensa local e nacional. Ocupou o cargo de Secretária Adjunta de Comunicação, no Governo do Estado do Amapá e atualmente coordena a comunicação de mandatos parlamentares em âmbito federal e estadual.
2023 - Diretora Adjunta do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC-Super-Fácil)
2023 – Coordenadora de Comunicação – mandato do deputado federal Josenildo Abrantes (PDT-AP)
2023 – Coordenadora de Comunicação – mandato do deputado estadual delegado Inacio (PDT-AP)
2018 – 2022 - Secretária Adjunta de Comunicação Organizacional – Governo do Estado do Amapá
2015 – 2018 – Coordenadora de Comunicação – Governo do Estado do Amapá
2011-2014 - Assessora de Comunicação e Imprensa no mandato da Parlamentar Marilia Góes (PDT-AP) - Assembleia Legislativa do Amapá
2011-2014 - Assessora de Comunicação e Imprensa - Colégio Conexão Aquarela
Jurada do Prêmio desde 2023.
- Mestranda em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa/Porto/Portugal. Pesquisa sobre mudanças climáticas no telejornalismo nas TVs públicas do Brasil e de Portugal.
- Bacharel em Comunicação Social/habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (1995).
- Possui experiência em veículos de comunicação na função de repórter; e em processos de assessoria de imprensa.
- Desde 2006 é Analista de Comunicação da Embrapa Amapá, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
- Atua em Jornalismo Especializado (institucional e científico) e Assessoria de Imprensa. Estratégias e produção de conteúdo para as redes sociais corporativas; conteúdo jornalístico para canais como portal, newsletter, programa Prosa Rural, Dia de Campo na TV, e Agência Embrapa.
- Desenvolve estratégias e ações de assessoria de comunicação para gestores da Embrapa Amapá e para projetos de Pesquisa e Transferência de Tecnologias.
Jurada do Prêmio desde 2022.
Publicitário formado pela ESPM/SP e pós-graduado em Gestão de Conteúdo em Jornalismo pela Universidade Metodista, tem mais de 20 anos de experiência e já atendeu a mais de 300 empresas de médio e grande portes.
Além de ter vivência acadêmica, ministra palestras e workshops em eventos técnicos e treinamentos de comunicação corporativa.
É sócio-diretor de Estratégia da Supera Comunicação, agência especializada em comunicação e cultura organizacional.
É coautor do livro “Ensaios sobre Comunicação com Empregados. Múltiplas abordagens para desafios complexos” e Organizador Geral e coautor do livro “Diálogos Supera – Uma coleção de experiências para aprimorar a comunicação com empregados”, ambos da Editora In House.
Jurado do Prêmio nos anos 2021 e 2022.
Rafaela Britto é jornalista, com pós-graduação em Comunicação Corporativa, com 18 anos no mercado e experiência em liderar projetos de construção de marca e reputação para os públicos interno e externo, treinamentos de executivos e gerenciamento de situações de crise para instituições de diversos segmentos.
Tem sido responsável pela gestão de atendimento a clientes nacionais e internacionais, públicos e privados, como Iphan/PE, Ambev, Diageo, O Boticário, Natura, PwC Brasil, Gerdau, Enel, Neoenergia, Universidades DeVry, Sanofi Pasteur, Libbs Farmacêutica, MetLife Brasil, McKinsey & Company, entre outros.
Com passagem por grandes agências do Brasil, atualmente é diretora de atendimento na Ideal, agência parte da Hill+Knowlton Strategies, liderando times responsáveis pela elaboração e execução das estratégias de Relações Públicas para marcas como Dasa, Kenvue, antiga Johnson’s & Johnson’s consumer health, englobando Public Affairs, Relações com a Mídia, PR Institucional e de marcas, e Comunicação Interna; entre outros clientes.
Jurada do Prêmio desde 2023.
Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. Mestrado em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília.
Professora em graduação e pós-graduação, pesquisadora em Comunicação Organizacional pelo CNPq.
Alexandre Lino é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2003. Especialista em docência no ensino superior, foi professor do curso de Jornalismo do Cesmac.
Foi repórter de O Jornal e editor de texto da TV Educativa. Foi diretor de Comunicação do Ministério Público Estadual de Alagoas, assessor de imprensa da Câmara Municipal de Maceió e da Secretaria Estadual da Fazenda.
É produtor da TV Mar e gerente de Jornalismo da Secretaria de Comunicação de Alagoas. Atualmente, preside o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas.
Cassio Politi é fundador da Tracto e reconhecido como um dos grandes especialistas em content marketing do Brasil.
Trabalha desenvolvendo planos de content marketing e conteúdo para Banco PAN, Spreaker, Elanco, Sodexo, Itaú, Grupo Comunique-se e outras empresas de portes variados.
Deu consultoria ou treinamento in company para empresas como Michelin, Câmara dos Deputados, O Boticário, Sescoop, Asics, KPMG e outras. Já desenvolveu buyer personas para multinacionais, entrevistando in loco clientes em diversas cidades do Brasil e do exterior como parte do desenvolvimento da estratégia de conteúdo.
Recentemente, chegou a fazer entrevistas por telefone com profissionais B2B de 20 países (em inglês e espanhol) para desenvolver a estratégia de content marketing de uma multinacional de tecnologia.
Escreveu em 2013 o primeiro livro em português sobre o tema e lança em 2020 o seu segundo livro, o Content Marketing Masterclass. É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria.
Em 2015, foi eleito o profissional de content marketing do ano em votação popular do Prêmio Digitalks. Desde 2016, aparece no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, nos Estados Unidos. É o mais importante e prestigiado evento de content marketing do mundo, do qual participa anualmente desde a segunda edição, realizada em 2012.
Em 2016 e 2018, figurou na lista dos 50 profissionais mais influentes na comunidade mundial de content marketing em listagem feita pela ferramenta americana Traackr, dos Estados Unidos. Em 2016, figurou como o 9º mais influente da América Latina na lista do site americano Top Blogger.
Ocasionalmente, aceita convite para dar aulas em cursos de pós-graduação e MBAs, como ESPM, Senac, IPOG e outras instituições de ensino. Trajetória Formado pela Cásper Líbero e com MBA em Marketing pela ESPM, atua com conteúdo desde 1998.
Trabalhou como repórter ou editor em empresas como Bandeirantes, Transamérica, Zip.Net, UOL, Portal Imprensa e Comunique-se. Em 2001, criou uma empresa especializada em cursos na área de comunicação. Começou, assim, a ministrar cursos livres de jornalismo online. Em 2004, essa empresa foi incorporada pelo Comunique-se, criando assim a Escola de Comunicação, que dirigiu por mais de sete anos. No mandato de 2007-2008, foi ombudsman do Portal Comunique-se. Desde 2001, ministrou aulas por Revista Imprensa, Comunique-se e Tracto sobre Jornalismo Online, Videorreportagem, Gestão, Content Marketing e Mensuração de Resultados. Nessa atividade, atuou em 25 estados brasileiros.
No final de 2011, fundou a Tracto e, nessa empreitada, iniciou sua intensa imersão em content marketing, método então incipiente no Brasil. Frequentou cursos e seminários (presenciais e online) no Brasil e no exterior. Foi, assim, o primeiro brasileiro a participar do Content Marketing World, principal evento sobre o tema no mundo.
Jurado do Prêmio desde 2020.
Universidade Federal do Pampa – Unipampa
Prof. Doutor, com pós-doutorado na USP, especialista em Cultura Midiática Digital Acessível às Pessoas com deficiência e Processos Comunicacionais da Indústria Criativa.
Publicações científicas:
www.marcobonito.academia.edu
Currículo Lattes
ORCID
Professor dos Cursos:
- Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa (PPGCIC)
- Graduação em Jornalismo
- Graduação em Publicidade e Propaganda
Membro dos Grupos e Rede de Pesquisa:
- t3xto (UNIPAMPA)
- PROCESSOCOM - Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (UNISINOS)
- GPPI - Grupo de Pesquisa Políticas da Imagem (USP)
- Rede AMLAT (Rede de Pesquisa em Comunicação da América Latina)
Jurado do Prêmio desde 2020.
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília.
Pesquisador do Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão Estratégica – EstrategiaLab da Universidade Católica de Brasília (Cnpq) 2019 a atual
Membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional – PPGCOM da Universidade Católica de Brasília – UCB/Cnpq 2019 a atual
Membro do Conselho de Pareceristas da Revista Científica da Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU.
Jurado do Prêmio desde 2021.
Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Ciências Sociais também pela UFSM.
Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Ciências Sociais também pela UFSM.
Prof. Dr. Robson Dias. Jornalista, Relações Públicas, especialista, mestre e doutor em Comunicação.
Coordenador das graduações de Jornalismo, Publicidade e Design da UCB, além do Programa de Pós-graduação Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), atuando como professor e pesquisador da linha de pesquisa: Estratégia e Gestão Comunicacional.
Jurado do Prêmio desde 2017.
Camila Tuchlinski é jornalista há mais de 20 anos. Destes, 16 anos atuando em radiojornalismo como repórter, apresentadora, redatora e editora (Eldorado e Rádio Estadão). No jornal O Estado de S.Paulo, cobriu assuntos como cultura, comportamento, saúde e saúde mental - esta última aliando o Jornalismo e a Psicologia.
Atualmente, é psicoterapeuta e comunicadora em uma Organização Não Governamental voltada para pacientes com doenças crônicas. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, Psicologia e pós-graduada em Psicologia Psicossomática e Psicologia Humanista. Também radialista com DRT.
Jurada do Prêmio desde 2020.
Pedro Carregosa é ator, jornalista e publicitário.
Há 20 anos trabalha com jornalismo, tendo passado por assessorias de imprensa e emissoras de rádio e TV, inclusive, ganhando vários prêmios em sua trajetória.
Atualmente trabalha como editor de texto da TV Sergipe, afiliada Globo no Estado.
Jurado do Prêmio desde 202
Filha de pai fotógrafo, enveredei por essa área desde criança.
Toda minha formação, graduação, mestrado e doutorado é em Artes e desde 2004 leciono no ensino superior, onde ensino as técnicas fotográficas e contagio com o amor pela fotografia os alunos de Jornalismo, Publicidade e Cinema da PUC Minas.
Como fotógrafa, dedico-me a trabalhos autorais em que detalhes, antes despercebidos, ganham a cena.
Como pesquisadora, analiso o uso ideológico das imagens, assim como estudo e executo os processos históricos da fotografia mixando-os às técnicas digitais contemporâneas.
Jurada do Prêmio desde 2015.
Luciana Macêdo é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Brasília – UnB (1996), mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2011), e doutora em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2020). Tem pós-graduação em Marketing, pela Universidade Gama Filho (2005), em Didática do Ensino Superior pela Faculdade FAMA (2010), e em Psicologia Positiva pela PUC-RS (2022). Professora do curso de jornalismo da Unifap desde 2013, ministrou aulas de História do Cinema, História da Arte, Fotografia, Fotojornalismo, Planejamento Gráfico, Semiótica, Cibercultura, entre outras. Atualmente está requisitada pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, morando em Brasília.
Marcela Bonfim era outra até os 27 anos.
Em SP, acreditava no discurso da meritocracia. Já em Rondônia, adquiriu uma câmera fotográfica e no lugar das ideias deu espaço a imagens de uma Amazônia afastada das mentes do la de fora, mas latentes aos lugares de dentro, e às inúmeras potências antes desconhecidas a seu próprio corpo recém enegrecido.
Foto/crédito: Saulo de Sousa
Formada há 20 anos em Comunicação Social - habilitação Radialismo - pela Universidade Federal de Sergipe, além de especialista em Comunicação digital e Meio ambiente e Sustentabilidade. É formada em Letras-Português e estudante de História Bacharelado.
Possui experiência como locutora de campanhas políticas e também trabalhou em emissoras de rádio pública e comerciais na função de apresentadora e produtora de programas musicais e de radiojornalismo.
Atua há onze anos como repórter de TV, 10 deles na TV Sergipe - afiliada da rede Globo de Televisão.
Foi vencedora de premiações estaduais como o "Prêmio SUS de jornalismo" , Prêmio Fapitec, e o Prêmio TJSE de Jornalismo com reportagens televisivas.
Jurada do Prêmio desde 2022.
Mestra em Indústrias Criativas pela Universidade Católica de Pernambuco, é especialista na mídia sonora podcast, área em que desenvolveu pesquisa sobre a relação entre audiência e sustentabilidade financeira.
É Graduada em Rádio e TV pela UFPE e pós graduada em gestão cultural e produção de eventos pela FAFIRE.
Atua no rádio pernambucano, desde 1991, como locutora, produtora, roteirista, tendo passagem pelas principais emissoras da capital pernambucana, como CBN Recife, Globo Recife, Rádio Clube de Pernambuco e Folha FM.
Desde 2013 é Gerente Geral de Rádio e TV do Gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife e atualmente é roteirista de podcasts para a The Freedom Fund.
Formada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista MBA em Planejamento Estratégico de Comunicação pela Universidade de Rondônia (Uniron).
Atuou durante 15 anos como Repórter de Cidade do Jornal Gazeta de Alagoas.
Foi Assessora de Comunicação do Governo de Alagoas e Prefeitura Municipal de Maceió.
Analista em Jornalismo do Ministério Público do Estado de Rondônia (aposentada), foi chefe do Departamento de Comunicação Integrada (DCI), da Instituição.
Integrou o Comitê de Políticas de Comunicação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Coordenou durante 9 anos o Prêmio MPRO de Jornalismo.
Atualmente é Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado de Comunicação do Governo de Alagoas.
Jurada do Prêmio desde 2022.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas em 1997, iniciei minha trajetória profissional no mesmo ano de formada como repórter do jornal Gazeta de Alagoas. Em seguida ocupei a função de editora.
Em 2014 iniciei atividade na TV Mar, empresa do mesmo grupo de comunicação da Gazeta, a Organização Arnon de Mello, onde estou até hoje ocupando atualmente o cargo de Diretora de Jornalismo.
Também estou Coordenadora de Comunicação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) desde 2017.
Jornalista especializada em investigação e dados pela Universidad Rey Juan Carlos e pela escola de jornalismo da Unidad Editorial.
É coordenadora e professora do MBA em Jornalismo de Dados do IDP.
É diretora de conteúdo no Instituto AzMina.
Foi editora do Aos Fatos, da Época e do Canal Meio. Como repórter, passou por IstoÉ, iG e Folha de S.Paulo.
Ganhou prêmios internacionais como o Prêmio de Jornalismo Gabriel García Márquez e nacionais como o Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.
É fellow do Edward Murrow Program e foi bolsista da Fundación Carolina.
É mestre em Mídias Criativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e doutoranda em Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo.
Jurada do Prêmio desde 2020.
É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Tiradentes - Unit (2007), com vasta experiência em assessoria de Comunicação, gestão e organização de eventos.
Foi editora do Jornal Cinform e a responsável pelas edições das revistas OAB LEGAL e Perfil Farmacêutico. Coordenou a Comunicação do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe de 2012 a 2020 e a Comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe de 2011 a 2022.
Atualmente responde pela Assessoria de Imprensa da Estácio no estado de Sergipe..
Jurada do Prêmio desde 2022.
Diretor de Cena e Cinematógrafo, sediado na Amazônia brasileira. Hoje com 26 anos de experiência, passei por diversos setores do processo de criação, finalização e direção de campanhas publicitárias, produção de documentários, marketing político, comunicação institucional e cinema.
Comecei na função de Montador e Editor de Imagens em produtoras como: Digital Produções, AK Publicidade & Marketing, Academia Amazônia (UFPA), Amazon Filmes, e TV Norte Independente, onde passei a dirigir filmes publicitários, vídeos institucionais e documentários, mas também passei pela 3D Produções, Macieira Filmes, Set Filmes, Verbo Filmes. Atualmente é diretor freelancer, radicado no Pará.
Montei e finalizei 2 curtas para o projeto "Revelando os Brasis", do Instituto Marlin Azul em parceria com o canal Futura:
•"Grande Balé de Damiana", do Diretor João Pereira Loureiro Junior, em 2010;
•"Sou Teu Maninho! Um Grito Marajoara", do Diretor Daniel Vieira Corrêa, em 2011.
Fui Assistente de Direção em curtas como:
• "Matinta", do diretor Fernando Segtowick, em 2010, premiado no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;
•"Respira Até O Fim", de P.R. Brown e Bernie Walbenny, para a banda de rock Madame Saatan, em 2012.
Dirigi documentários importantes como:
• "Saudades de Minha Terra", prêmio do Ministério da Cultura (MINC) de 2009 - DOC TV IV;
• “Vida de Catador”, sobre a vida dos catadores de caranguejo no nordeste paraense, premiado no Festival do Audiovisual da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2002;
•"Mora na filosofia", sobre o filósofo paraense Benedito Nunes. Produção e realização da Fundação de Telecomunicações do Pará (FUNTELPA), 2011.
Dirigi comerciais para Duda Mendonça Marketing Político (DMMP), Duciomar Prefeito, Belém do Pará/2008.
Dirigi por 3 anos a TV Albrás, em Barcarena/PA, 2008 a 2010.
Dirigi uma mini novela para a Mineração Rio do Norte, Porto Trombetas/PA, 2011.
."Sons da Floresta - Trio Manari", direção e Fotografia/Macieira Filmes, projeto Sonora Pará da Fundação de Telecomunicações do Pará (FUNTELPA), 2016.
Tenho em meu portfólio filmes publicitários para clientes como Alphaville Belém, Gafisa, PDG, Shopping Bosque Grão Pará, Grupo Lider, Grupo Formosa, Grupo Revemar, Grupo Bacia Amazônica Práticos(BAP), Betral Veículos, Amauto Veículos, Conexão Aquarela, Mixer FM, Grupo RBA, Grupo ORM, Grupo Mônaco, Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), Mineração Rio do Norte(MRN), ALBRAS, Alunorte, Prefeitura Municipal de Belém, Prefeitura Municipal de Macapá, Governo do Amapá e Governo do Pará.
Acredito na arte com gravetos, e no trabalho em equipe, sempre.
Jurado do Prêmio desde 2023.
Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa Comunicação da Informação, foco em comportamento informacional em plataformas digitais. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing e em Gestão Empresarial. Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Desenvolvimento de Produto.
Vivência profissional concentrada nas áreas administrativa e educacional atuando há mais de 25 anos como consultora e assessora em pequenas, médias e grandes empresas, nas áreas de comunicação organizacional, relações institucionais, eventos acadêmicos e empresariais (nacionais e internacionais), planejamento de marketing e gestão de projetos.
Há mais de duas décadas é professora em cursos de graduação e pós-graduação, incluindo atuação em EaD como tutora e conteudista.
Atualmente, é Professora Universitária no Centro Universitário de Brasília (CEUB) e Diretora de Produtos da Altiora Solutions - Consultoria e Negócios.
Jurada do Prêmio desde 2017.
Publicitária com foco em estratégia de conteúdo digital, atuando principalmente nas frentes de Branding e Marketing de Influência.
Acumula experiência como redatora, community manager, atendimento digital, coordenadora de conteúdo e social listening e webdesigner.
Possui passagens em empresas de desenvolvimento web, assessoria de imprensa, agências de publicidade e marketing.
Atualmente, trabalha na Natura na área de Redes Sociais e Influência.
Jurada do Prêmio desde 2023.
Inscrições
Podem concorrer ao prêmio, em todas as categorias (exceto Artigo Acadêmico), os setores de comunicação de instituições ligadas ao Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB), tribunais de contas e instituições afins, desde que tenham representante inscrito no XVII Conbrascom - Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça até o dia 25 DE SETEMBRO de 2023.
Após 25 DE SETEMBRO de 2023, os projetos inscritos que não tiverem representante inscrito no XVII Conbrascom - Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça não serão avaliados.
Poderão ser inscritos projetos efetivamente veiculados/divulgados pelas áreas de comunicação das instituições durante o período de 01/01/2022 a 31/05/2023.
- Não serão aceitos projetos que ainda não foram aplicados de forma empírica na instituição.
- Não serão aceitos projetos que tenham sido vencedores no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça no ano de 2022, independente da categoria. Após o interstício de dois anos, os projetos que trata o caput poderão voltar a concorrer.
A inscrição de cada projeto só será homologada mediante:
- Preenchimento de todos os campos constantes na ficha de inscrição de projeto;
- Envio dos arquivos pelo sistema, conforme as especificações de cada categoria;
- Envio do comprovante de pagamento da inscrição no evento, da filiação ao FNCJ e/ou da taxa de inscrição do(s) projeto(s) pelo sistema e pelo e-mail conbrascom@fncj.org.br;
- Não serão aceitos projetos nos quais a assessoria de comunicação não esteja diretamente envolvida, participando de sua coordenação (exceto na categoria Artigo Acadêmico);
- A instituição pode inscrever até dois projetos na mesma categoria (respeitado o limite máximo de oito projetos inscritos no prêmio). No entanto, será vedada a inscrição de um mesmo projeto em mais de uma categoria;
- Os projetos que não se enquadrarem nas categorias inscritas serão desclassificados pela Comissão Organizadora do Prêmio.
Para inscrição de projetos, deverá ser preenchido o formulário constante no sistema disponível no site do FNCJ e anexados arquivos, caso necessário, de acordo com as especificidades de cada categoria, e nos formatos previstos no Anexo A do regulamento.
ACESSE O REGULAMENTO CLICANDO AQUI
O pagamento da inscrição no XVII Conbrascom - Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça deve ser realizado por meio de depósito bancário, pix ou nota de empenho, e a cópia do comprovante deve ser anexada na área de inscrito e encaminhada, impreterivelmente, até o dia 25 DE SETEMBRO de 2023, para o e-mail conbrascom@fncj.org.br;
Para se cadastrar, se inscrever, se filiar e inscrever projetos, CLIQUE AQUI
Aos assessores de comunicação de instituições ligadas ao sistema de justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB), tribunais de contas e instituições afins, filiados ao FNCJ, com anuidade em dia, é garantida inscrição diferenciada para projetos.
- O valor da anuidade é de R$ 200,00para assessor filiado ao FNCJ;
- Os filiados ao FNCJ com anuidade de 2023 em dia poderão inscrever até(8) oito projetos, sem custo adicional, obedecendo ao limite de 2 (dois) projetos por categoria.
- Cada instituição poderá ter, no máximo, (8) oito projetos inscritos, ainda que tenha mais de um profissional filiado ao FNCJ.
Aos assessores não filiados ao FNCJ inscritos no evento:
- No caso dos assessores não filiados ou filiados sem quitação com a anuidade de 2023, será devido o pagamento de uma taxa de inscrição por projeto no valor de R$200,00 cada, que deverá ser paga até o dia 25 DE SETEMBRO de 2023.
- O limite de projetos inscritos aos não filiados também será de(8) oito por instituição, obedecendo ao limite de 2 (dois) projetos por categoria.
- A taxa de inscrição de projetos de assessores não filiados deverá ser paga através de depósito bancário ou Pix e a cópia do comprovante deverá ser anexada na área de inscrito ou, encaminhada, impreterivelmente, até o dia 25 DE SETEMBRO de 2023 para o e-mail conbrascom@fncj.org.br;
- Na categoria Artigo Acadêmico poderão concorrer pesquisadores, professores ou estudantes, filiados ou não ao FNCJ, sem cobrança de taxas, como forma de estimular a discussão científica. Aos três finalistas da categoria Artigo Acadêmico a inscrição no II Seminário On-line de Comunicação e Justiça será gratuita.
Cronograma
Confira o cronograma do XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom) e Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ) e fique por dentro de tudo o que vai acontecer por aqui:
- Abertura das inscrições no evento01 Junho
- Abertura das inscrições de projetos12 Junho
- Último dia para as inscrição de projetos15 Julho
- Último dia para envio de comprovante de pagamento de inscrição no evento, inscrição de projeto, taxa de inscrição de projeto e filiação.25 Agosto
- Período de julgamento de projetosMês Agosto
- Divulgação dos finalistas02 Outubro
- Conbrascom e prêmio nacional de comunicação e justiça08, 09 e 10 Novembro
Vencedores
ARTIGO ACADÊMICO
1º Lugar
Instituição: UFP - Universidade Fernando Pessoa
Projeto: Como o judiciário se comunicou no início da pandemia: uma análise do Instagram de 5 Tribunais
2º Lugar
Instituição: TRE-TO - Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins
Projeto: Comunicação pública nas mídias e redes sociais digitais: uma análise do Judiciário no Twitter
3º Lugar
Instituição: UNIRON - Faculdade Interamericana de Porto Velho
Projeto: Webreportagem: a responsabilidade social por meio do esporte. Um estudo de caso no TJ-RO
COMUNICAÇÃO INTERNA
1º Lugar
Instituição: DP-GO Defensoria Pública do Estado de Goiás
Projeto: Afinal, Quem Somos?
2º Lugar
Instituição: DP-RJ - Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro
Projeto: Plano de Retomada do Atendimento da Defensoria Pública do Rio
3º Lugar
Instituição: Justiça Federal no Ceará
Projeto: Sororidade
FOTOGRAFIA
1º Lugar
Instituição: TRE-BA - Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
Projeto: Dia E: Um Olhar Jovem Sobre a Democracia
2º Lugar
Instituição: TJ-MT - Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso
Projeto: Ribeirinho Cidadão
3º Lugar
Instituição: DP-CE - Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará
Projeto: Viver é brincar
MÍDIA AUDIOVISUAL*
1º Lugar (empate)*
Instituição: TJ-TO - Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
Projeto: Entrevistas em vídeo com o tema “Não à violência cotidiana”
1º Lugar (empate)*
Instituição: TRE-TO - Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins
Projeto: Série Urna eletrônica: eu conheço! Eu confio!
2º Lugar
Instituição: TJ-CE - Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Projeto: Programa de TV “Judiciário em Evidência”
3º Lugar
Instituição: PGR - Procuradoria Geral da República
Projeto: Reportagem Rádio Comunitária – Revista eletrônica interesse público
MÍDIA DIGITAL
1º Lugar
Instituição: DP-RJ - Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro
Projeto: Fanzines Defensores da Paz
2º Lugar
Instituição: TJ-MS - Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul
Projeto: Hotsite do projeto Inspiracine
3º Lugar
Instituição: TRE-PR - Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
Projeto: Gralha Confere
MÍDIA RADIOFÔNICA
1º Lugar
Instituição: TST - Tribunal Superior do Trabalho
Projeto: Podcast Trabalho em Pauta
2º Lugar
Instituição: TJ-RS - Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Projeto: Respeita as Gurias
3 Lugar
Instituição: TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Projeto: Podcast Clica e Confirma
MÍDIA SOCIAL
1º Lugar
Instituição: TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Projeto: Perfil no TikTok
2º Lugar
Instituição: TJ-RO - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia
Projeto: Semana do Meio Ambiente
3º Lugar
Instituição: STJ - Superior Tribunal de Justiça
Projeto: Uso das Redes Sociais para informar sobre o Ataque Hacker
PROJETO/CAMPANHA INSTITUCIONAL DE INTERESSE PÚBLICO
1º Lugar
Instituição: TRE-RO - Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia
Projeto: "Varal da Democracia"
2º Lugar
Instituição: TJ-SP - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Projeto: Projeto Carta de Mulheres
3º Lugar
Instituição: TRT7 - Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região (CE)
Projeto: Corrida dos Privilégios: Combate ao Trabalho Infantil
PUBLICAÇÃO ESPECIAL
1º Lugar
Instituição: DPE/BA - Defensoria Pública do Estado da Bahia
Projeto: Nossa Querida Bia
2º Lugar
Instituição: TJ-GO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
Projeto: Revista Infantil "Liga Infantil dos Heróis Comuns (Mas Especiais)"
3º Lugar
Instituição: ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Projeto: cartilha "Sofreu LGTIfobia? Procure a Defensoria Pública"
RELACIONAMENTO COM A MÍDIA
1º Lugar
Instituição: TJ-SP - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Projeto: Divulgação da Campanha Não se Cale! Violência contra a criança é covardia, é crime! Denuncie!
2º Lugar
Instituição: TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Projeto: Centro de Divulgação das Eleições presencial e virtual do TSE
3º Lugar
Instituição: MP-PR - Ministério Público do Estado do Paraná
Projeto: Entenda Direito
REPORTAGEM ESCRITA
1º Lugar
Instituição: TRF4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Projeto: Marcas das pestes nas páginas da História
2º Lugar
Instituição: TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Projeto: O caminho do voto: o que acontece depois que você aperta o botão "Confirma?"
3º Lugar
Instituição: TJ-MA - Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão
Projeto: Mulheres Negras do Poder Judiciário
VÍDEO INSTITUCIONAL / DOCUMENTÁRIO
1º Lugar
Instituição: Procuradoria Regional da República da 5ª Região - PRR5
Projeto: Documentário Vindas e Vidas
2º Lugar
Instituição: ADEP-MG - Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais
Projeto: Recomeço Brumadinho
3º Lugar
Instituição: TRE-CE - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Projeto: "Papel: uma história de frente e(m) verso"
GRANDE PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA
1º Lugar
Instituição: ADEP-MG - Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais
Projeto: Recomeço Brumadinho
2º Lugar
Instituição: Procuradoria Regional da República da 5ª Região - PRR5
Projeto: Documentário Vindas e Vidas
3º Lugar
Instituição: DPE/BA - Defensoria Pública do Estado da Bahia
Projeto: Nossa Querida Bia
Regulamento do Prêmio Nacional de Comunicação Social e Justiça (PNCJ)
Cada edição do Prêmio é regida por Regulamento próprio, que estabelece as regras de inscrição, homologação e julgamento do concurso.
O FNCJ aconselha a leitura atenta das diretrizes do PNCJ 2023 antes da realização de inscrição do seu projeto.
Organização do evento
SIMONE NORBERTO
COORDENADORA
Tribunal de Justiça de Rondônia - RO
HUGO CARDIM
MEMBRO
Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - CE
LUCIANO AUGUSTO SOUZA ANDRADE
MEMBRO
Tribunal de Justiça de Goiás - GO
JANAINA RIBEIRO SOARES
MEMBRO
Ministério Público do Estado do Alagoas - AL
RAFAEL DUARTE FERREIRA GUERRA ALENCAR
MEMBRO
Defensoria Pública do Estado do Amapá - AP