Edição 2014 (Aracaju/SE)
Desafios da Comunicação: Avanço Tecnológico x Humanização
O Prêmio seleciona trabalhos, projetos e iniciativas criados pelas assessorias de comunicação social do Poder Judiciário e outras instituições que fazem parte do Sistema de Justiça.
Seu principal objetivo é valorizar os profissionais e as instituições que garantem que a comunicação no campo da justiça seja estratégica, clara e acessível.
A premiação acontece anualmente durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). Em 2014, a cerimônia de entrega do Prêmio ocorrerá no encerramento do Congresso, no dia 01 de agosto em Aracajú (SE).
Local da Cerimônia de Entrega do Prêmio:
Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes: Praça Fausto Cardoso, 112 - Centro.
Jurados
Os projetos inscritos serão avaliados por comissões julgadoras, compostas por três jurados técnicos em cada categoria. A escolha dos jurados é feita pela Diretoria do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e pela Comissão Organizadora do Prêmio.
A Comissão Julgadora de cada categoria terá 30 dias para avaliar os projetos pelo sistema eletrônico e selecionar os respectivos finalistas, os quais serão anunciados no site do FNCJ no dia 29 de abril de 2024.
Professor do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).
É Doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Editor da Revista Comunicologia.
Jurado do Prêmio desde 2014.
Jornalista e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo.
Passagem por veículos da grande imprensa e fundador, em 2001, da FBCOM Comunicação Corporativa, assessoria de clientes como GPA, CCP, PwC, BRMalls, C&A, Grupo Guararapes, Lojas Riachuelo, Atlantica Hotels, International Meal Company (IMC), American Airlines, Nadir Figueiredo, entre outras companhias.
Especializado em gestão de comunicação para o varejo, atua também na academia com as disciplinas Comunicação Estratégica, Comunicação Interna, Assessoria de Imprensa, Gestão de Crise, Técnicas de Reportagem e Gestão de Agências.
Carla Passos é jornalista, graduada Pela Universidade Federal de Sergipe.
Cassio Politi é fundador da Tracto e reconhecido como um dos grandes especialistas em content marketing do Brasil.
Trabalha desenvolvendo planos de content marketing e conteúdo para Banco PAN, Spreaker, Elanco, Sodexo, Itaú, Grupo Comunique-se e outras empresas de portes variados.
Deu consultoria ou treinamento in company para empresas como Michelin, Câmara dos Deputados, O Boticário, Sescoop, Asics, KPMG e outras. Já desenvolveu buyer personas para multinacionais, entrevistando in loco clientes em diversas cidades do Brasil e do exterior como parte do desenvolvimento da estratégia de conteúdo.
Recentemente, chegou a fazer entrevistas por telefone com profissionais B2B de 20 países (em inglês e espanhol) para desenvolver a estratégia de content marketing de uma multinacional de tecnologia.
Escreveu em 2013 o primeiro livro em português sobre o tema e lança em 2020 o seu segundo livro, o Content Marketing Masterclass. É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria.
Em 2015, foi eleito o profissional de content marketing do ano em votação popular do Prêmio Digitalks. Desde 2016, aparece no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, nos Estados Unidos. É o mais importante e prestigiado evento de content marketing do mundo, do qual participa anualmente desde a segunda edição, realizada em 2012.
Em 2016 e 2018, figurou na lista dos 50 profissionais mais influentes na comunidade mundial de content marketing em listagem feita pela ferramenta americana Traackr, dos Estados Unidos. Em 2016, figurou como o 9º mais influente da América Latina na lista do site americano Top Blogger.
Ocasionalmente, aceita convite para dar aulas em cursos de pós-graduação e MBAs, como ESPM, Senac, IPOG e outras instituições de ensino. Trajetória Formado pela Cásper Líbero e com MBA em Marketing pela ESPM, atua com conteúdo desde 1998.
Trabalhou como repórter ou editor em empresas como Bandeirantes, Transamérica, Zip.Net, UOL, Portal Imprensa e Comunique-se. Em 2001, criou uma empresa especializada em cursos na área de comunicação. Começou, assim, a ministrar cursos livres de jornalismo online. Em 2004, essa empresa foi incorporada pelo Comunique-se, criando assim a Escola de Comunicação, que dirigiu por mais de sete anos. No mandato de 2007-2008, foi ombudsman do Portal Comunique-se. Desde 2001, ministrou aulas por Revista Imprensa, Comunique-se e Tracto sobre Jornalismo Online, Videorreportagem, Gestão, Content Marketing e Mensuração de Resultados. Nessa atividade, atuou em 25 estados brasileiros.
No final de 2011, fundou a Tracto e, nessa empreitada, iniciou sua intensa imersão em content marketing, método então incipiente no Brasil. Frequentou cursos e seminários (presenciais e online) no Brasil e no exterior. Foi, assim, o primeiro brasileiro a participar do Content Marketing World, principal evento sobre o tema no mundo.
Jurado do Prêmio desde 2020.
Professor do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).
É Doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Editor da Revista Comunicologia.
Jurado do Prêmio desde 2014.
Vencedores
Mídia Impressa (19 trabalhos inscritos)
1º lugar - Revista Rede – Mediação, o caminho
Instituição: Ministério Público de Minas Gerais
2º lugar - Revista MPPE em Foco
Instituição: Ministério Público de Pernambuco
3º lugar - Revista Habeas Data
Instituição: Tribunal Regional Federal da 2ª Região - RJ
Conteúdo Web (21 trabalhos inscritos)
1º lugar - Estudo com o TRT
Instituição: Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - SP
2º lugar - 1º Concurso Cultural de Fotografia do Tribunal de Justiça de São Paulo
Instituição: Tribunal de Justiça de São Paulo
3º lugar - Programa Entrenós
Instituição: Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Publicação Especial (18 trabalhos inscritos)
1º lugar - Livro No País do Racismo Institucional – Dez Anos de Ações do GT Racismo do MPPE
Instituição: Ministério Público de Pernambuco
2º lugar - Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais
Instituição: Ministério Público de Minas Gerais
3º lugar - Guia das eleições 2014 para jornalistas
Instituição: Tribunal Superior Eleitoral
Reportagem Escrita (15 trabalhos inscritos)
1º lugar - Os desafios de ser quem se é
Instituição: Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro
2º lugar - Herdeiras do Tráfico
Instituição: Tribunal de Justiça de Sergipe
3º lugar - Exploração Contemporânea: as faces do tráfico de pessoas
Instituição: Conselho da Justiça Federal
Fotografia (10 trabalhos inscritos)
1º lugar - Esperança no Presídio Feminino
Instituição: Tribunal de Justiça de Sergipe
2º lugar - Remoção na favela do Metrô
Instituição: Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro
3º lugar - Capa do relatório de atividades 2013
Instituição: Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
Vídeo Institucional (18 trabalhos inscritos)
1º lugar - Deixe-se Adotar...
Instituição: Tribunal de Justiça de Rondônia
2º lugar - Imagine... Vídeo de sensibilização para o Depoimento Especial de crianças e adolescentes
Instituição: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
3º lugar - Vídeo de Final de Gestão
Instituição: Tribunal de Contas do Mato Grosso
Programa de TV (11 trabalhos inscritos)
1º lugar - Via Legal
Instituição: Conselho da Justiça Federal
2º lugar - STJ Notícias
Instituição: Superior Tribunal de Justiça
3º lugar - Brasil Eleitor
Instituição: Tribunal Superior Eleitoral
Reportagem de TV (17 trabalhos inscritos)
1º lugar - A maconha como esperança de cura
Instituição: Conselho da Justiça Federal
2º lugar - Acessibilidade no TRT5 – Superação e Desafios para deficientes físicos
Instituição: Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região - BA
3º lugar - Serra da Capivara
Instituição: Superior Tribunal de Justiça
Programa de Rádio (5 trabalhos inscritos)
1º lugar - Programa de Rádio AGU Brasil
Instituição: Advocacia-Geral da União
2º lugar - Programa Notícias do Judiciário
Instituição: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte
3º lugar - Programa Defensoria no Ar
Instituição: Defensoria Pública do Estado de Roraima
Reportagem de Rádio
Número insuficiente de inscrições (apenas 1)
Campanha de Comunicação (14 trabalhos inscritos)
1º lugar - MPF no combate ao trabalho escravo
Instituição: Procuradoria Geral da República
2º lugar - Campanha de incentivo à Participação da Mulher na Política
Instituição: Tribunal Superior Eleitoral
3º lugar - Campanha: Adoção Tardia
Instituição: Tribunal de Justiça de Rondônia
Endomarketing (19 trabalhos inscritos)
1º lugar - Campanha de Comunicação das Metas 2014
Instituição: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte
2º lugar - Minuto Digital
Instituição: Tribunal de Justiça de São Paulo
3º lugar - Jornal da Nossa Conta: Ferramenta de Integração Institucional
Instituição: Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso
Inovação (14 trabalhos inscritos)
1º lugar - TJ Mais Sustentável
Instituição: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte
2º lugar - STJ Notícias
Instituição: Superior Tribunal de Justiça
3º lugar - Mapa de Dívidas de Precatórios Trabalhistas
Instituição: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região - RN
Projeto Institucional (16 trabalhos inscritos)
1º lugar - Ministério Público pela Educação – MPEDUC
Instituição: Procuradoria Geral da República
2º lugar - Justiça nos Bairros
Instituição: Corregedoria-geral da Justiça do Maranhão
3º lugar - Informe Legal
Instituição: Tribunal de Justiça de Sergipe
Relacionamento com a Mídia (6 trabalhos inscritos)
1º lugar - A grandiosidade jamais vista na Justiça brasileira
Instituição: Tribunal de Justiça de São Paulo
2º lugar - Júris populares: relacionamento da Diretoria de Comunicação (Dicom) do Judiciário de Alagoas com a mídia
Instituição: Tribunal de Justiça de Alagoas
3º lugar - Media training para magistrados
Instituição: Conselho da Justiça Federal
Projeto Científico (2 trabalhos inscritos)
1º lugar - Julgamento do Mensalão: a (re)configuração da imagem pública da Justiça sob a perspectiva teórica do Escândalo Político Midiático
Autor: Bruno Barbosa da Costa
2º lugar - O papel da imprensa na Reforma do Judiciário brasileiro
Autor: Grazielle de Albuquerque Moura Paiva
Prêmio Honorário
Jornalista Cláudio Nunes, autor do “Blog do Cláudio Nunes”, o mais lido no Estado de Sergipe, que trata de Política e Justiça
Júri Popular
Deixe-se Adotar...
Instituição: Tribunal de Justiça de Rondônia