Edição 2013 (São Paulo/SP)
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO JUDICIÁRIO CONTEMPORÂNEO.
A cidade de Fortaleza vai sediar, de 19 a 21 de junho, o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação (Conbrascom). A edição de 2024 tem como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”.
Local do Conbrascom:
Auditório do Edifício MMDC (prédio dos gabinetes do Tribunal de Justiça de São Paulo): Avenida Ipiranga, 165 – Centro - São Paulo – SP
Programação
Explore a programação completa e confira os temas trazidos por especialistas em Comunicação e Justiça que compartilham experiências, desafios e práticas inovadoras. Fique atento, a programação está sujeita a alterações.
- 8h30
CREDENCIAMENTO
- 9h
SOLENIDADE DE ABERTURA: O que as instituições esperam da sua comunicação?
ㅤ
ㅤ
ㅤ
- 9h30
CONFERÊNCIA
Já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira, nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de reportagem, colunista, blogueiro e diretor de jornalismo. É comentarista do Jornal da Record News e repórter especial da revista Brasileiros. Foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa (1977-1978) e secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República (2003-2004). Prêmios: Esso, Herzog, Carlito Maia, Comunique-se, Top Blog e Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem 20 livros publicados.
- 10h30
COFFEE BREAK
- 11h
APRESENTAÇÃO DE CASES FINALISTAS DO IX PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA
- 12h30
ALMOÇO
- 14h30
PAINEL 1: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Comunicação Institucional nas Redes Sociais
Jornalista e doutora em Comunicação Digital, Ana Brambilla é uma entusiasta da colaboração no processo de elaboração de notícias desde 2003, quando iniciou seus estudos sobre jornalismo cidadão com o jornal sul-coreano Ohmynews. Ela esteve duas vezes na SK para fazer esta pesquisa, antes de iniciar seu caminho profissional por algumas das maiores empresas brasileiras de mídia, como Editora Abril, Terra e Editora Globo (trabalho atual), sempre atuando em estratégia digital e/ou cobertura de mídia social (incluindo gerenciamento de uma equipe para Copa do Mundo e Eleições Presidenciais no Brasil).
Ao mesmo tempo, Ana participou como co-autora e organizou vários livros eletrônicos. "Para Entender as Mídias Sociais" 1 e 2 são seus projetos mais significativos quando agregou alguns dos melhores nomes de profissionais de marketing, jornalismo e publicidade como parceiros. Ele pode ser baixado gratuitamente em http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com.br/
Também focada no debate acadêmico, Ana tem lecionado em cursos de graduação e pós-graduação por muitos estados brasileiros como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia.
Ana é normalmente palestrante em eventos de comunicação digital como Campus Party, Social Media Week, YouPix e outros como estes.
Tema: Necessidade de expansão e aprimoramento da Comunicação Interna
Desembargador do TRT 9ª Região, ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, ex-presidente do TRT 9ª Região (2009/2011), membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT) e da Academia Paranaense de Letras. Vários livros publicados.
- 15h45
COFFEE BREAK
- 16h15
PAINEL 2: A BUSCA DA INFORMAÇÃO
Notícias e fatos – Esclarecimentos – Credibilidade da informação:
Correspondente da Globo em Londres (1995 a 2000), Fez reportagens em mais de trinta países. Cobriu conflitos no Oriente Médio, o assassinato do primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin, os dez anos do acidente nuclear de Chernobil, o terremoto que destruiu a Turquia, a morte da princesa Diana, os Ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque; as Copas do Mundo (1998, 2002, 2002 e 2010), Olimpíadas (2004 e 2008). Repórter investigativo cobriu muitos casos de corrupção no poder público e um dos maiores escândalos financeiro-político do País, o caso Satiagraha (2008), Prêmio Embratel de Jornalismo na categoria Televisão; Comunique-se; Grande Prêmio Rede Globo de Televisão por sua investigação nos casos "Máfia dos motoristas", "Acidente avião da TAM" e "Prisão Law" e o Troféu Barbosa Lima Sobrinho, maior premiação concedida pelo Prêmio Imprensa Embratel, por uma série de reportagens exibidas no Jornal Nacional sobre a adulteração de combustíveis. Também foi finalista do Emmy Awards, em NY, pela cobertura do sequestro e assassinato da estudante Eloá. Em 2011, recebeu prêmio Tim Lopes Embratel por uma série de reportagens especiais mostrando a falta de fiscalização nas fronteiras secas brasileiras, da Amazônia ao Uruguai. É âncora do novo SPTV 1° Edição.
Repórter especial da Folha, exerce a profissão desde 1967, repórter, editor e secretário de redação da “Gazeta Mercantil”. Autor de autor dos livros “Fraude”, “Anatomia da Reportagem – como investigar empresas, governos e tribunais” e “Juízes no Banco dos Réus” - livro Prêmio Jabuti em 2006 (2º colocado na categoria livro-reportagem). Prêmios Esso, Bovespa de Jornalismo, BNB de Imprensa, Icatu de Jornalismo Econômico e foi finalista do “Premio a la Mejor Investigación Periodística de un Caso de Corrupción”, do Intituto Prensa y Sociedad e Transparency International Latinoamérica y El Caribe.
- 17h45
REUNIÃO DA DIRETORIA DO FÓRUM NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA
- 9h
CASE: AÇÃO PENAL 470/LOGÍSTICA – “O JULGAMENTO DO SÉCULO”
Ex-diretora de Comunicação do STF (Corregedoria do CNJ)
- 10h
PALESTRA
Especializado em jornalismo investigativo, coberturas de guerra e de defesa dos direitos humanos. Cobriu seis guerras internacionais, cinco Olimpíadas e cinco Copas do Mundo, correspondente por oito ano (Londres e Nova York), além de realizar coberturas em mais de 60 países. Em 1996, foi o único jornalista da América Latina a cobrir a ascensão do grupo radical Taliban no Afeganistão, fortemente apoiado pela Al Qaeda, de Osama Bin Laden que se armou com a ajuda americana Nessa cobertura produziu o documentário "Em nome de Alá", vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de direitos humanos. Em 1997, após uma investigação de cinco meses, localizou na Costa Rica, a fugitiva Jorgina de Freitas Fernandes, a maior fraudadora da história do INSS no Brasil. Ganhou com a reportagem o Prêmio Previdência Social de Jornalismo. Com a reportagem "A verdadeira história do vôo 254", recebeu o VI Prêmio Líbero Badaró. Em 1998, denunciou um grande esquema de venda de crianças para países europeus no Sri Lanka, reportagem considerada pela Anistia Internacional uma das melhores já realizadas sobre o assunto em toda história. Foi âncora e editor-chefe do Jornal da Noite da Rede Bandeirantes, comandou em 2009, na Record, o Repórter Record. Ganhou o Prêmio Tim Lopes com a reportagem "O chefe do tráfico" (bastidores do tráfico de drogas no Rio de Janeiro). No SBT apresentada o Conexão Repórter. Entre outros, ganhou o Prêmio Esso. A reportagem "Sexo, intrigas e poder", que investigou pedofilia dentro da Igreja Católica em Arapiraca (Alagoas) e levou três sacerdotes incluindo um importante Monsenhor a julgamento, repercutiu em todo mundo e fez com que pela primeira vez o Vaticano reconhecesse a existência de casos de abusos sexuais dentro da igreja no Brasil.
- 11h
COFFEE BREAK
- 11h15
APRESENTAÇÃO DE CASES FINALISTAS DO IX PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA
- 12h30h
ALMOÇO
- 14h
REUNIÕES SETORIAIS SIMULTÂNEAS
- 15h30
PLENÁRIA FINAL
- 17h
LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO
- 21h
SOLENIDADE DE ENTREGA DO IX PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA
Villa Bisutti – Quatá - Rua Quatá, 579 - Vila Olímpia
Transporte (Cortesia): Saída às 20h30 da frente do Hotel Comfort Dowtown (Rua Araújo, 141 – Centro
Organização do evento
Rosangela Maria Moraes Sanches
ㅤ
Tribunal de Justiça de São Paulo
Maria Cecília Abbati Souza Cruz
ㅤ
Tribunal de Justiça de São Paulo
Luciano Augusto Souza Andrade
ㅤ
Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe
Rebeca Teixeira Marques
ㅤ
Ordem dos Advogados - Seccional Sergipe