Placeholder

IX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Edição 2013)

10 a 11 de outubro em São Paulo/SP

Prepare-se para uma experiência única em um evento que reúne comunicadores do Sistema de Justiça em prol de ideias e práticas transformadoras com muita troca de conhecimento.

O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO JUDICIÁRIO CONTEMPORÂNEO.

A cidade de Fortaleza vai sediar, de 19 a 21 de junho, o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação (Conbrascom). A edição de 2024 tem como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”.

Local do Conbrascom:

Auditório do Edifício MMDC (prédio dos gabinetes do Tribunal de Justiça de São Paulo): Avenida Ipiranga, 165 – Centro - São Paulo – SP

Assessores de Comunicação e comunidade jurídica

Voltado para jornalistas e assessores de Comunicação do Judiciário do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, dos Tribunais de Contas e instituições afins

Crie conexões

O evento oferece uma oportunidade única de networking e troca de experiências entre os participantes.

Capacitação, diálogo e inovação

Fique por dentro das novidades em práticas e técnicas de Comunicação em uma imersão de 3 dias

Programação

Explore a programação completa e confira os temas trazidos por especialistas em Comunicação e Justiça que compartilham experiências, desafios e práticas inovadoras. Fique atento, a programação está sujeita a alterações.

Publicador de Conteúdos e Mídias

  • 8h30

    CREDENCIAMENTO

  • 9h

    SOLENIDADE DE ABERTURA: O que as instituições esperam da sua comunicação?

  • 9h30

    CONFERÊNCIA

    Já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira, nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de reportagem, colunista, blogueiro e diretor de jornalismo. É comentarista do Jornal da Record News e repórter especial da revista Brasileiros. Foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa (1977-1978) e secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República (2003-2004). Prêmios: Esso, Herzog, Carlito Maia, Comunique-se, Top Blog e Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem 20 livros publicados.

  • 10h30

    COFFEE BREAK

  • 11h

    APRESENTAÇÃO DE CASES FINALISTAS DO IX PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA

  • 12h30

    ALMOÇO

  • 14h30

    PAINEL 1: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Comunicação Institucional nas Redes Sociais

    Jornalista e doutora em Comunicação Digital, Ana Brambilla é uma entusiasta da colaboração no processo de elaboração de notícias desde 2003, quando iniciou seus estudos sobre jornalismo cidadão com o jornal sul-coreano Ohmynews. Ela esteve duas vezes na SK para fazer esta pesquisa, antes de iniciar seu caminho profissional por algumas das maiores empresas brasileiras de mídia, como Editora Abril, Terra e Editora Globo (trabalho atual), sempre atuando em estratégia digital e/ou cobertura de mídia social (incluindo gerenciamento de uma equipe para Copa do Mundo e Eleições Presidenciais no Brasil).

    Ao mesmo tempo, Ana participou como co-autora e organizou vários livros eletrônicos. "Para Entender as Mídias Sociais" 1 e 2 são seus projetos mais significativos quando agregou alguns dos melhores nomes de profissionais de marketing, jornalismo e publicidade como parceiros. Ele pode ser baixado gratuitamente em http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com.br/

    Também focada no debate acadêmico, Ana tem lecionado em cursos de graduação e pós-graduação por muitos estados brasileiros como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

    Ana é normalmente palestrante em eventos de comunicação digital como Campus Party, Social Media Week, YouPix e outros como estes. 

    Tema: Necessidade de expansão e aprimoramento da Comunicação Interna

    Desembargador do TRT 9ª Região, ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, ex-presidente do TRT 9ª Região (2009/2011), membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT) e da Academia Paranaense de Letras. Vários livros publicados.

  • 15h45

    COFFEE BREAK

  • 16h15

    PAINEL 2: A BUSCA DA INFORMAÇÃO

    Notícias e fatos – Esclarecimentos – Credibilidade da informação:

    Correspondente da Globo em Londres (1995 a 2000), Fez reportagens em mais de trinta países. Cobriu conflitos no Oriente Médio, o assassinato do primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin, os dez anos do acidente nuclear de Chernobil, o terremoto que destruiu a Turquia, a morte da princesa Diana, os Ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque; as Copas do Mundo (1998, 2002, 2002 e 2010), Olimpíadas (2004 e 2008). Repórter investigativo cobriu muitos casos de corrupção no poder público e um dos maiores escândalos financeiro-político do País, o caso Satiagraha (2008), Prêmio Embratel de Jornalismo na categoria Televisão; Comunique-se; Grande Prêmio Rede Globo de Televisão por sua investigação nos casos "Máfia dos motoristas", "Acidente avião da TAM" e "Prisão Law" e o Troféu Barbosa Lima Sobrinho, maior premiação concedida pelo Prêmio Imprensa Embratel, por uma série de reportagens exibidas no Jornal Nacional sobre a adulteração de combustíveis. Também foi finalista do Emmy Awards, em NY, pela cobertura do sequestro e assassinato da estudante Eloá. Em 2011, recebeu prêmio Tim Lopes Embratel por uma série de reportagens especiais mostrando a falta de fiscalização nas fronteiras secas brasileiras, da Amazônia ao Uruguai. É âncora do novo SPTV 1° Edição.

    Repórter especial da Folha, exerce a profissão desde 1967, repórter, editor e secretário de redação da “Gazeta Mercantil”. Autor de autor dos livros “Fraude”, “Anatomia da Reportagem – como investigar empresas, governos e tribunais” e “Juízes no Banco dos Réus” - livro Prêmio Jabuti em 2006 (2º colocado na categoria livro-reportagem). Prêmios Esso, Bovespa de Jornalismo, BNB de Imprensa, Icatu de Jornalismo Econômico e foi finalista do “Premio a la Mejor Investigación Periodística de un Caso de Corrupción”, do Intituto Prensa y Sociedad e Transparency International Latinoamérica y El Caribe.

  • 17h45

    REUNIÃO DA DIRETORIA DO FÓRUM NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA

  • 9h

    CASE: AÇÃO PENAL 470/LOGÍSTICA – “O JULGAMENTO DO SÉCULO”

    Ex-diretora de Comunicação do STF (Corregedoria do CNJ)

  • 10h

    PALESTRA

    Especializado em jornalismo investigativo, coberturas de guerra e de defesa dos direitos humanos. Cobriu seis guerras internacionais, cinco Olimpíadas e cinco Copas do Mundo, correspondente por oito ano (Londres e Nova York), além de realizar coberturas em mais de 60 países. Em 1996, foi o único jornalista da América Latina a cobrir a ascensão do grupo radical Taliban no Afeganistão, fortemente apoiado pela Al Qaeda, de Osama Bin Laden que se armou com a ajuda americana Nessa cobertura produziu o documentário "Em nome de Alá", vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de direitos humanos. Em 1997, após uma investigação de cinco meses, localizou na Costa Rica, a fugitiva Jorgina de Freitas Fernandes, a maior fraudadora da história do INSS no Brasil. Ganhou com a reportagem o Prêmio Previdência Social de Jornalismo. Com a reportagem "A verdadeira história do vôo 254", recebeu o VI Prêmio Líbero Badaró. Em 1998, denunciou um grande esquema de venda de crianças para países europeus no Sri Lanka, reportagem considerada pela Anistia Internacional uma das melhores já realizadas sobre o assunto em toda história. Foi âncora e editor-chefe do Jornal da Noite da Rede Bandeirantes, comandou em 2009, na Record, o Repórter Record. Ganhou o Prêmio Tim Lopes com a reportagem "O chefe do tráfico" (bastidores do tráfico de drogas no Rio de Janeiro). No SBT apresentada o Conexão Repórter. Entre outros, ganhou o Prêmio Esso. A reportagem "Sexo, intrigas e poder", que investigou pedofilia dentro da Igreja Católica em Arapiraca (Alagoas) e levou três sacerdotes incluindo um importante Monsenhor a julgamento, repercutiu em todo mundo e fez com que pela primeira vez o Vaticano reconhecesse a existência de casos de abusos sexuais dentro da igreja no Brasil.

  • 11h

    COFFEE BREAK

  • 11h15

    APRESENTAÇÃO DE CASES FINALISTAS DO IX PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA

  • 12h30h

    ALMOÇO

  • 14h

    REUNIÕES SETORIAIS SIMULTÂNEAS

  • 15h30

    PLENÁRIA FINAL

  • 17h

    LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO

  • 21h

    SOLENIDADE DE ENTREGA DO IX PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA

    Villa Bisutti – Quatá - Rua Quatá, 579 - Vila Olímpia
    Transporte (Cortesia): Saída às 20h30 da frente do Hotel Comfort Dowtown (Rua Araújo, 141 – Centro

Galeria de fotos

Image 1
Image 2
Image 3
Image 4
Image 5
Image 6
Image 7

Organização do evento

Organização do evento

Rosangela Maria Moraes Sanches

Tribunal de Justiça de São Paulo

Maria Cecília Abbati Souza Cruz

Tribunal de Justiça de São Paulo

Luciano Augusto Souza Andrade

Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe

Rebeca Teixeira Marques

Ordem dos Advogados - Seccional Sergipe

* Devido à pandemia da Covid-19, o Conbrascom de 2020 foi adiado para 2022. Durante esses dois anos, o Fórum realizou duas edições do Seminário on-line de Comunicação e Justiça para manter o debate ativo e ajudar na qualificação dos profissionais.