Edição 2023 (Belém/PA)
- 14h
Abertura
Luciano Augusto:
- 14h15
Aula Magna
Comunicação pública e democracia digital no pós-covid:
Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Sociologia e bacharel em Comunicação Social (UFRGS). Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, no qual já exerceu a função de coordenadora. Atualmente é pesquisadora bolsista do CNPq, coordena o Núcleo Pesquisa em Comunicação Pública e Política e o Observatório de Comunicação Pública (CNPq e UFRGS) e integra o Conselho Gestor do INCT-DD (Democracia Digital). Sua produção científica no campo da comunicação política tem registros nacionais e internacionais, mas cabe ressaltar o livro Comunicação e Espetáculos da Política (2000) e Comunicação Pública e Política – pesquisa e práticas (2017), em coautoria com Marja Coelho e Carlos Locatelli. Sua experiência neste campo, abrange funções de coordenação das assessorias de comunicação do Ministério da Educação (2003-2005); da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-1991 e da UFRGS (1996-1998). Exerceu cargos de representação como vice-presidente da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e na diretoria da COMPOLÍTICA – Associação Nacional de Pesquisadores em Comunicação Política. Na área literária publicou contos em Na Língua Delas (2018), Mulheres da Vida (2008) com Cristina Rosa e Memórias na Pele (1989) e poesia em Âmbula – a caixa (1982) com Heloisa da Silva e Humberto Vieira e Derrapagens (1995).
- 15h30 - 18h
Apresentação de Cases
- 14h
Apresentação de Cases
- 15h30
Painel
A comunicação pública em 2020: lições e legado da pandemia
Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing pela FGV, atuou como repórter e editor das revistas Automóvel & Requinte e Automóvel 4x4, além trabalhos free lances para a revistas Carro e Quatro Rodas. Em comunicação corporativa, atuou como assessor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, da Grupo Bandeirantes de Rádio e TV e Sun Software. Foi sócio-diretor da Holofote Comunicação cuidando de clientes como Deca, Hotel Unique, Banco Rendimento, Manpower, Gyotoku, e mais 100 clientes. Em 2008, assumiu a coordenadoria de imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. No Governo do Estado foi responsável pela estruturação da secretaria e pela inclusão dos órgãos do governo nas redes sociais, incluindo o Portal de Transparência. No final de 2011, assumiu a gerência de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, entidade do sistema S que ajuda micro e pequenos empreendedores. Nessa posição é responsável pelas áreas de comunicação, marketing, endomarketing, redes sociais, internet, eventos e pesquisas da entidade. Atualmente, é Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, cuidando do PR, publicidade e digital e também da estrutura administrativa do órgão. Especialista em licitações públicas para serviços de comunicação, foi responsável por contratações de agências de publicidade, assessoria de imprensa, vídeo, fotografia, entre outros serviços.
Jornalista e colunista de opinião do Jornal Folha de S.Paulo desde 2020. Escreve sobre temas do cotidiano, com destaque para questões de gênero e de raça. Atuou como repórter de alguns dos principais veículos de comunicação do país Especializou-se em Comunicação Pública e vem atuando em Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário desde 2004. Atualmente é chefe da Assessoria de Comunicação Social e de Cerimonial do Conselho da Justiça Federal (CJF), membro do Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta e coordenadora da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPÚBLICA) - Seção Distrito Federal e integra o Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta.
Lincoln Macário Maia é jornalista graduado pela Universidade de Brasília, onde também se especializou em Análise de Políticas Públicas. Mestre em Ciência Política pela Câmara dos Deputados. Preside a Associação Brasileira de Comunicação Pública (2016-2021). Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (2010-2013). É Servidor efetivo da Câmara dos Deputados atuando na TV Câmara e Rádio Câmara. Foi âncora e editor-chefe na TV Brasil (EBC) e Band Brasília e repórter setorista da Rádio CBN no Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
- 16h45
Encerramento
- 17h-18h
Entrega do Prêmio
Inscrições
RECOMENDAMOS A ATENTA LEITURA DAS INFORMAÇÕES ANTES DA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO
- Filiados ao Fórum Nacional de Justiça tem vantagens na inscrição do Congresso. Entre elas, desconto na inscrição e isenção para inscrever projetos no Prêmio de Comunicação e Justiça, além de poder votar nos projetos que concorrem ao Grande Prêmio de Comunicação Social e Justiça;
- Caso não seja filiado e deseje usufruir dos benefícios, é necessário que a filiação seja feita antes da inscrição no Congresso;
- Para se inscrever no Conbrascom 2024, basta se cadastrar no site do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e preencher todos os dados exigidos na ficha de inscrição disponível;
- O Sistema Eletrônico de Inscrições e o correto preenchimento da Ficha de Inscrição é de TOTAL RESPONSABILIDADE DOS INSCRITOS;
- O e-mail informado será utilizado para que a organização do evento envie atualizações e informativos importantes sobre o Congresso. Certifique-se de que as informações enviadas pelo sistema não sejam captadas por sistemas AntiSpam, ou removidas automaticamente para pastas de lixo eletrônico;
- Após o preenchimento da Ficha de cadastro no site do FNCJ, o SISTEMA lhe enviará um e-mail de confirmação contendo os dados de acesso (login e senha) à Área do inscrito;
- Uma vez logado no sistema, você poderá retificar os dados, se filiar ao FNCJ, se inscrever no evento e inserir os comprovantes de pagamento, além de verificar o status de sua inscrição;
- Para se inscrever no CONBRASCOM, você deve identificar- se como filiado ou não filiado ao FNCJ;
- Após realizar o pagamento da Taxa de Inscrição no evento, de inscrição de projetos e de filiação, por meio de depósito bancário, nota de empenho, ou Pix, é de extrema importância que o comprovante de pagamento ou a nota de empenho seja anexado(a) no sistema na Área do inscrito, ou, ainda, encaminhando para o e-mail conbrascom@fncj.org.br;
- As inscrições que não tiverem comprovantes de pagamento encaminhados como requerido até a data de vencimento informada, serão automaticamente canceladas;
- Após anexar o comprovante na área do inscrito, o status da inscrição aparecerá como regularizada no prazo máximo de até cinco dias úteis. Você poderá acompanhar a confirmação de pagamento na Área do inscrito;
- Uma vez paga a inscrição com os valores relativos a não filiado ao FNCJ, não será possível reverter o valor para filiado;
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO CONBRASCOM 2024 E CADASTRE SEUS PROJETOS NO PRÊMIO
VANTAGENS PARA FILIADOS
- Filiados ao Fórum têm vantagens especiais no Conbrascom e em outras ações promovidas pelo Fórum Nacional de Comunicação Social Justiça. A filiação é permitida apenas para pessoas físicas e é pessoal e intransferível;
- Em 2024, apenas os filiados inscritos no Congresso terão direito a votar nos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação Social Justiça. Além disso há desconto e isenção de taxa para inscrição de projetos na premiação;
- Após 28 de abril, os projetos inscritos que não tiverem representante inscrito no XVIII CONBRASCOM (com as taxas de inscrição do evento, de inscrição de projetos e/ou de filiação pagas) não serão avaliados pela Comissão Julgadora;
- Para que seu projeto seja avaliado, o comprovante de pagamento ou nota de empenho deve ser anexado à área do inscrito, IMPRETERIVELMENTE, até o dia 28 de abril, ou encaminhado para o e-mail conbrascom@fncj.org.br;
- Como forma de incentivo a participação daqueles profissionais em que as instituições, por conta da redução orçamentaria, não poderão arcar com a inscrição do seu servidor para o evento deste ano, o Fórum concedeu, excepcionalmente na condição de pessoa física e individual, descontos especiais pagos somente via PIX ou depósito bancário;
- As modalidades e os valores de inscrição constam na tabela abaixo:
PACOTES PARA GRUPOS EM INSCRIÇÕES DE PESSOAS JURÍDICAS
Grupos com 3 pessoas ou mais filiadas - 20% de desconto no valor total
Grupos com 3 pessoas ou mais não filiadas - 10% de desconto no valor total
Grupos mistos (com pessoas filiadas e não filiadas - 15% de desconto no valor total
Dúvidas: entrar em contato com a organização pelo e-mail conbrascom@fncj.org.br ou pelo telefone (11) 4200 0327 para mais informações.
ATENÇÃO AO CRONOGRAMA:
POLÍTICA DE DESISTÊNCIA DE INSCRIÇÃO E REEMBOLSO
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o participante poderá desistir da inscrição, independentemente de justificativa, com devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, dentro do prazo legal de 07 (sete) dias a contar da data do pagamento. Fora deste prazo aplicam-se as seguintes disposições:
Em caso de comunicação e justificativa formal de desistência de participação, a devolução de valores pagos será efetuada em até 45 dias após a realização do evento.
As devoluções seguirão os seguintes critérios:
* SEM JUSTIFICATIVA – Mediante o envio da cópia do comprovante de pagamento e solicitação formal por email para conbascom@fncj.org.br;
** PROBLEMAS DE SAÚDE - Mediante envio da cópia do atestado médico + cópia do comprovante de pagamento e solicitação formal por email para conbascom@fncj.org.br;
*** DUPLICIDADE DE PAGAMENTO - Mediante o envio da cópia do comprovante de pagamento e solicitação formal por email para conbascom@fncj.org.br;
**** PROJETO NÃO É FINALISTA – Para quem não teve seu projeto aprovado entre os finalistas da respectiva categoria, e, não tem uma justificativa dentre as já citadas acima, não será reembolsado;
*****AUSÊNCIA - Caso NÃO haja participação no congresso, os valores de inscrição NÃO serão reembolsados. A ausência poderá ser substituída por outro participante na mesma categoria. Serão aceitas substituições até o dia 14 de junho de 2024, através do e-mail conbrascom@fncj.org.br.
!!!ATENÇÃO!!!
A documentação solicitada de acordo com cada justificativa (ver acima), deverá ser enviada por e-mail para conbrascom@fncj.org.br.
Organização do evento
LUCIANO ANDRADE
Presidente
Tribunal de Justiça de Goiás - GO
ALINE CASTRO
Vice-Presidente
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP
ARTHUR NAURIMAR FRANCO SILVA
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública da Bahia - BA
CECÍLIA ABBATI
DIRETORA FINANCEIRA
Tribunal de Justiça de São Paulo - SP
JANAÍNA SOARES
DIRETORA FINANCEIRA ADJUNTA
Ministério Público de Alagoas - AL
ISABELLE CÂMARA
SECRETÁRIA-GERAL
Tribunal Regional Federal da 5ª Região - PE
KARLA AREDES
CONSELHO FISCAL
Superior Tribunal de Justiça - STJ
Ranniery Queiroz
ㅤ
CONSELHO FISCAL
Vanda Amorim
CONSELHO FISCAL
Defensoria Pública da Bahia - BA
Aline Castro
COORDENADORA
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP
Isabelle Câmara
MEMBRO
Tribunal Regional Federal da 5ª Região - PE
Janaína Ribeiro Soares
MEMBRO
Ministério Público de Alagoas - AL
Edney José Martins Pereira
MEMBRO
Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – PA
Cecília Abbati
COORDENADORA
Tribunal de Justiça de São Paulo - SP
Hugo Cardim
MEMBRO
Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - CE
Simone Norberto
MEMBRO
Tribunal de Justiça de Rondônia - RO
Diálogos na Amazônia: a comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições
A cidade de Fortaleza vai sediar, de 19 a 21 de junho, o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação (Conbrascom). A edição de 2024 tem como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”.
Local do Conbrascom:
TJ-PA - Tribunal de Justiça do Estado do Pará Av. Almirante Barroso nº 3089 - Bairro: Souza CEP: 66613-710 - Belém - PA
Inscrições
RECOMENDAMOS A ATENTA LEITURA DAS INFORMAÇÕES ANTES DA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO
Sistema Eletrônico de Inscrições e o correto preenchimento da Ficha de Inscrição é de total responsabilidade dos inscritos.
Preencha todos os campos da Ficha de Inscrição.
- O campo "e-mail" permitirá o estabelecimento do vínculo de informações entre a organização do Evento e você. Portanto, certifique-se que o e-mail cadastrado receberá as mensagens enviadas pelo sistema, cuidando para que não seja um e-mail onde as mensagens sejam captadas por sistemas AntiSpam, ou removidas automaticamente para pastas de lixo eletrônico;
- Revise com atenção o campo “nome completo” e “nome do projeto” para que constem corretamente no Certificado que será emitido posteriormente;
- Se desejar filiar-se ao FNCJ, o(a) participante deverá fazê-lo antes de inscrever-se no Evento, para poder obter as vantagens de desconto na inscrição do XVII CONBRASCOM, bem como para obter isenção de taxa de inscrição de projetos que possam concorrer ao XXI Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.
Para se cadastrar, se inscrever, se filiar e inscrever projetos, CLIQUE AQUI
- Para se filiar ao FNCJ:
- Filiação Pessoa Física: Você faz o registro de sua filiação (pessoal e intransferível) e faz seu pagamento via depósito ou pix. Apenas você tem o acesso aos conteúdos exclusivos e vantagens da filiação.
- Não há filiação Pessoa Jurídica.
- Para se inscrever no CONBRASCOM, o participante deve identificar-se como filiado ou não filiado ao FNCJ.
Como forma de incentivo a participação daqueles profissionais em que as instituições, por conta da redução orçamentaria, não poderão arcar com a inscrição do seu servidor para o evento deste ano, o Fórum concedeu, excepcionalmente na condição de pessoa física e individual, descontos especiais. As modalidades e os valores de inscrição constam na tabela abaixo:
PACOTES PARA GRUPOS EM INSCRIÇÕES DE PESSOAS JURÍDICAS
Grupos com 3 pessoas ou mais filiadas - 20% de desconto no valor total
Grupos com 3 pessoas ou mais não filiadas - 10% de desconto no valor total
Grupos mistos (com pessoas filiadas e não filiadas - 15% de desconto no valor total
Dúvidas: entrar em contato com a organização pelo e-mail conbrascom@fncj.org.br ou pelo telefone (11) 4200 0327 para mais informações.
- Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, o SISTEMA lhe enviará um e-mail de confirmação contendo os dados de acesso (login e senha) à Área do inscrito, onde será possível retificar os dados se julgar preciso, inserir seus comprovantes de pagamento, verificar o status de sua inscrição e imprimir o que achar necessário;
- A seguir será necessário realizar o pagamento da Taxa de Inscrição no evento, inscrição de projetos e filiação, por meio de depósito bancário, nota de empenho, ou Pix. É de extrema importância que o comprovante de pagamento ou a nota de empenho seja anexado(a) no sistema através da Área do inscrito, ou, ainda, encaminhando para o e-mail conbrascom@fncj.org.br.
- As inscrições que não tiverem seus comprovantes de pagamento encaminhados como requerido até a data de vencimento informada, serão automaticamente canceladas;
- Após a postagem do comprovante, o status da inscrição aparecerá como regularizada no prazo máximo de (5) cinco dias úteis. Você poderá acompanhar a confirmação de pagamento através da sua Área do inscrito;
- Após 25 DE SETEMBRO, os projetos inscritos que não tiverem representante inscrito no XVII CONBRASCOM (com as taxas de inscrição do evento, de inscrição de projetos e/ou de filiação pagas) não serão avaliados;
- Para que seu projeto seja avaliado, o comprovante de pagamento ou nota de empenho deve ser anexado à área do inscrito, IMPRETERIVELMENTE, até o dia 25 DE SETEMBRO, ou encaminhado para o e-mail conbrascom@fncj.org.br.
- Uma vez paga a inscrição com os valores relativos a não filiado ao FNCJ, não será possível reverter o valor para filiado;
- Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a organização do Evento, através do telefone: (11) 4200 0327, ou pelo e-mail conbrascom@fncj.org.br.
POLÍTICA DE DESISTÊNCIA DE INSCRIÇÃO E REEMBOLSO
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o participante poderá desistir da inscrição, independentemente de justificativa, com devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, dentro do prazo legal de 7 (sete) dias a contar da data do pagamento. Fora deste prazo aplicam-se as seguintes disposições:
Em caso de comunicação e justificativa formal de desistência de participação, a devolução de valores pagos será efetuada em até 45 dias após a realização do evento.
As devoluções seguirão os seguintes critérios:
* SEM JUSTIFICATIVA – Mediante preenchimento do formulário de solicitação de devolução da taxa de inscrição + cópia do comprovante de pagamento;
** PROBLEMAS DE SAÚDE - Mediante preenchimento do formulário de solicitação de devolução da taxa de inscrição + cópia do atestado médico + cópia do comprovante de pagamento;
*** DUPLICIDADE DE PAGAMENTO - Mediante preenchimento do formulário de solicitação de devolução da taxa de inscrição – informar na justificativa o nome da Instituição que efetuou o pagamento + cópia do comprovante de pagamento.
**** PROJETO NÃO É FINALISTA – Para quem não teve seu projeto aprovado entre os finalistas da respectiva categoria, e, não tem uma justificativa dentre as já citadas acima, não será reembolsado.
*****AUSÊNCIA - Caso NÃO haja participação no congresso, os valores de inscrição NÃO serão reembolsados. A ausência poderá ser substituída por outro participante na mesma categoria. Serão aceitas substituições até o dia 30 DE OUTUBRO DE 2023, através do e-mail conbrascom@fncj.org.br
!!!ATENÇÃO!!!
A documentação solicitada de acordo com cada justificativa (ver acima) e o formulário de solicitação de devolução de taxa de inscrição, devidamente preenchido e assinado, deverão ser enviados por e-mail para conbrascom@fncj.org.br Solicite o formulário que enviamos a você!
Programação
Explore a programação completa e confira os temas trazidos por especialistas em Comunicação e Justiça que compartilham experiências, desafios e práticas inovadoras. Fique atento, a programação está sujeita a alterações.
- 18:00
Credenciamento
- 19:00
Mesa de Abertura e Palestra
Moderador(a): Taciana Geisel Cuadros
A comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições:
Jornalista, atuou no jornal Resistência, em Belém do Pará, na revista LEIA, Jornal do Brasil, revista Veja e Rede Globo, onde foi correspondente em Nova York e comentarista do quadro “Meninas do JÔ”, no programa de Jô Soares. Também escreveu no jornal Folha de São Paulo de 2020 a 2023, sobre temas como política, meio ambiente e direitos humanos. Atualmente, é analista de política no site ICL Notícias. É escritora, com quatro livros publicados, entre eles: “Tragédia em Mariana – a história do maior desastre ambiental do Brasil”. Seu mais novo livro chama-se “Nós, sobreviventes do ódio”.
- 9:00
Oito de Janeiro e o trabalho da comunicação das instituições
Moderador(a): Mariana de Oliveira
Oito de Janeiro e o trabalho da comunicação das instituições:
Grazielle Albuquerque é jornalista e cientista política. Pesquisa política e sistema de justiça, em especial na sua interface com a mídia.
É colunista do Le Monde Diplomatique Brasil sobre o tema e, como resultado da sua pesquisa de doutorado, está lançando o livro "Da lei aos desejos: o agendamento estratégico do STF", que aborda a trajetória de exposição do Supremo e ajuda a compreender o 8 de janeiro.
Atualmente, realiza seu pós-doutorado no Programa de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é professora do mestrado em Avaliação em Políticas Públicas. Também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas da DPCE e o GT de Comunicação e Justiça do Compolítica.
Juliana Dal Piva é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina com mestrado pelo CPDOC da FGV-RJ e atualmente é colunista e repórter investigativa do portal UOL.
Também é repórter do Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística (CLIP). Apresentadora do podcast A vida secreta de Jair. Autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar.
- 10:30
INTERVALO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
O negócio de Jair - A história proibida do clã Bolsonaro:
Juliana Dal Piva é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina com mestrado pelo CPDOC da FGV-RJ e atualmente é colunista e repórter investigativa do portal UOL.
Também é repórter do Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística (CLIP). Apresentadora do podcast A vida secreta de Jair. Autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar.
- 11:00
Paz, justiça e instituições edicazes: como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16
Moderador(a): Ana Cristina Rosa
Paz, justiça e instituições edicazes: como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16:
Sócia-fundadora da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, sócia do Grupo In Press, Co-fundadora do WOB (Women on Board) e Diretora do Setor Público da Abracom, Conselheira Consultiva do Congresso em Foco, Conselheira do Movimento Expansão e Embaixadora do SheInc, Conselheira do MeToo Brasil.
Patrícia Marins é jornalista com especialização em Comunicação do Serviço Público pela Universidade George Washington (Washington DC) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
É professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco/Ministério de Relações Exteriores e especialista em comunicação integrada, com ênfase em posicionamento de imagem, gerenciamento de crise, programas de relações públicas e public affairs.
Professor da Universidade Federal do Pará, atuando no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e no PPG Comunicação, Cultura e Amazônia.
Doutor em Sociologia com pós-doutorado em Etnometodologia, mestre em antropologia e em comunicação. Coordenador do Grupo de Pesquisa Ontologias do Desenvolvimento, no CNPq.
- 12:30
INTERVALO
- 14:00
VOTAÇÃO E MOSTRA DE CASES
Apresentação: Simone Norberto: Comunicação Interna / Fotografia / Mídia Audiovisual / Mídia Digital / Mídia Radiofônica
- 15:00
INTERVALO
- 15:30
VOTAÇÃO E MOSTRA DE CASES
Apresentação: Simone Norberto: Mídia Socia /l Projeto-Campanha Institucional de Interesse Público / Publicação Impressa Especial / Relacionamento com a Mídia / Reportagem Escrita / Vídeo Institucional
- 17:30
A pauta é uma arma de combate
Moderador(a): Bianca Felippsen
A pauta é uma arma de combate:
Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. Pesquisa hierarquização social e a relação jornalismo e subjetividade.
Vencedora de prêmios como Esso e Petrobras de Jornalismo, é autora de seis livros, entre eles O Nascimento de Joicy e A pauta é uma arma de combate (Arquipélago Editorial). Foi repórter especial do Jornal do Commercio. Colunista do The Intercept Brasil. Antes, UOL e Piauí.
A pauta é uma arma de combate:
Cria da Vila Operária, formada em direito pela UFRJ, diretora executiva do PerifaConnection, integrante da Coalizão Negra por Direitos e Movimenta Caxia.
- 19:00
COQUETEL E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DE LIVROS
“Nós, sobreviventes do ódio:
Jornalista, atuou no jornal Resistência, em Belém do Pará, na revista LEIA, Jornal do Brasil, revista Veja e Rede Globo, onde foi correspondente em Nova York e comentarista do quadro “Meninas do JÔ”, no programa de Jô Soares. Também escreveu no jornal Folha de São Paulo de 2020 a 2023, sobre temas como política, meio ambiente e direitos humanos. Atualmente, é analista de política no site ICL Notícias. É escritora, com quatro livros publicados, entre eles: “Tragédia em Mariana – a história do maior desastre ambiental do Brasil”. Seu mais novo livro chama-se “Nós, sobreviventes do ódio”.
"A pauta é uma arma de combate - Subjetividade prática reflexiva e posicionamento para superar um jornalismo que desumaniza” e O nascimento de Joicy:
Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. Pesquisa hierarquização social e a relação jornalismo e subjetividade.
Vencedora de prêmios como Esso e Petrobras de Jornalismo, é autora de seis livros, entre eles O Nascimento de Joicy e A pauta é uma arma de combate (Arquipélago Editorial). Foi repórter especial do Jornal do Commercio. Colunista do The Intercept Brasil. Antes, UOL e Piauí.
Da lei aos desejos - O agendamento estratégico do STF:
Grazielle Albuquerque é jornalista e cientista política. Pesquisa política e sistema de justiça, em especial na sua interface com a mídia.
É colunista do Le Monde Diplomatique Brasil sobre o tema e, como resultado da sua pesquisa de doutorado, está lançando o livro "Da lei aos desejos: o agendamento estratégico do STF", que aborda a trajetória de exposição do Supremo e ajuda a compreender o 8 de janeiro.
Atualmente, realiza seu pós-doutorado no Programa de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é professora do mestrado em Avaliação em Políticas Públicas. Também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas da DPCE e o GT de Comunicação e Justiça do Compolítica.
Muito além do media training - O porta-voz na era de hiperconexão:
Sócia-fundadora da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, sócia do Grupo In Press, Co-fundadora do WOB (Women on Board) e Diretora do Setor Público da Abracom, Conselheira Consultiva do Congresso em Foco, Conselheira do Movimento Expansão e Embaixadora do SheInc, Conselheira do MeToo Brasil.
Patrícia Marins é jornalista com especialização em Comunicação do Serviço Público pela Universidade George Washington (Washington DC) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
É professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco/Ministério de Relações Exteriores e especialista em comunicação integrada, com ênfase em posicionamento de imagem, gerenciamento de crise, programas de relações públicas e public affairs.
-
- 9:00
REUNIÕES SETORIAIS
- 12:00
INTERVALO
- 14:00
PALESTRA DE ENCERRAMENTO - "O acesso à justiça e os caminhos da comunicação"
O acesso à justiça e os caminhos da comunicação:
Débora Diniz é jornalista, com pós-graduação em telejornalismo. É especialista em estratégia de comunicação, gerenciamento de crise e treinamento de porta-vozes. Passou por veículos como Correio Braziliense e O Globo, além de grandes agências como InPress e FSB. Atua no sistema de justiça há 20 anos e desde 2023 preside o FNCJ. É diretora de Comunicação da Defensoria Pública do Rio e apresentadora do podcast Acesso à Justiça, vencedor do PNCJ. Contar histórias, disputar narrativas e dar voz aos que nunca são ouvidos é sua maior motivação.
Organização do evento
DÉBORA DINIZ
PRESIDENTE
DP-RJ - Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro
TACIANA GIESEL CUADROS
VICE-PRESIDENTE
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CLEONICE DE OLIVEIRA
DIRETORA DE COMUNICAÇÃO
DP-TO - Defensoria Pública do Estado do Tocantins
BIANCA FELIPPSEN
DIRETORA FINANCEIRA
DP-CE - Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará
ANA CRISTINA ROSA
SECRETÁRIA-GERAL
CJF — Conselho da Justiça Federal
EDNEY JOSÉ MARTINS PEREIRA
COORDENADOR
TRT8 - Tribunal Regional do Trabalho - 8ª Região (PA e AP)
SIMONE NORBERTO
COORDENADORA
Tribunal de Justiça de Rondônia - RO
HUGO CARDIM
MEMBRO
Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - CE
LUCIANO AUGUSTO SOUZA ANDRADE
MEMBRO
Tribunal de Justiça de Goiás - GO
JANAINA RIBEIRO SOARES
MEMBRO
Ministério Público do Estado do Alagoas - AL
RAFAEL DUARTE FERREIRA GUERRA ALENCAR
MEMBRO
Defensoria Pública do Estado do Amapá - AP