Placeholder

I Seminário On-line de Comunicação & Justiça - Edição 2020

15 e 16 de outubro em plataforma digital

Prepare-se para uma experiência única em um evento que reúne comunicadores do Sistema de Justiça em prol de ideias e práticas transformadoras com muita troca de conhecimento.

Aprendizados da crise e boas práticas do Sistema de Justiça

O FNCJ vai promover, de 15 a 16 de outubro em plataforma digital, o I Seminário on-line de Comunicação & Justiça. Com a pandemia da Covid-19, o XVI Conbrascom foi adiado para 2022, mas o Fórum realizará um Seminário on-line para manter ativo o debate de ideias e auxiliar na qualificação dos profissionais, especialmente nesse momento sem precedentes na história moderna. A edição de 2020 tem como tema “Aprendizados da crise e boas práticas do Sistema de Justiça”.

Seu principal objetivo é valorizar os profissionais e as instituições que garantem que a comunicação no campo da justiça seja estratégica, clara e acessível.

A premiação acontece anualmente durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). Em 2020, a cerimônia de entrega do Prêmio ocorrerá no encerramento do Congresso, no dia 16 de outubro em Plataforma Digital.

Local da Cerimônia de Entrega do Prêmio:

Pataforma digital

Incentivo a novos projetos

Inspirando a criação de novos projetos estratégicos

Trocas de experiências

Facilitando o intercâmbio de ideias e práticas

Contribuição para o campo da Comunicação Pública

Fortalecendo a comunicação no Sistema de Justiça

Banco de dados para pesquisadores

Disponibilizando um acervo valioso para estudos

Referência histórica

Registrando a evolução da comunicação estratégica no Sistema Jurídico

Programação

Explore a programação completa e confira os temas trazidos por especialistas em Comunicação e Justiça que compartilham experiências, desafios e práticas inovadoras. Fique atento, a programação está sujeita a alterações.

Publicador de Conteúdos e Mídias

  • 14h

    Abertura

    Luciano Augusto:
  • 14h15

    Aula Magna

    Comunicação pública e democracia digital no pós-covid:

    Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Sociologia e bacharel em Comunicação Social (UFRGS). Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, no qual já exerceu a função de coordenadora. Atualmente é pesquisadora bolsista do CNPq, coordena o Núcleo Pesquisa em Comunicação Pública e Política e o Observatório de Comunicação Pública (CNPq e UFRGS) e integra o Conselho Gestor do INCT-DD (Democracia Digital). Sua produção científica no campo da comunicação política tem registros nacionais e internacionais, mas cabe ressaltar o livro Comunicação e Espetáculos da Política (2000) e Comunicação Pública e Política – pesquisa e práticas (2017), em coautoria com Marja Coelho e Carlos Locatelli. Sua experiência neste campo, abrange funções de coordenação das assessorias de comunicação do Ministério da Educação (2003-2005); da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-1991 e da UFRGS (1996-1998). Exerceu cargos de representação como vice-presidente da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e na diretoria da COMPOLÍTICA – Associação Nacional de Pesquisadores em Comunicação Política. Na área literária publicou contos em Na Língua Delas (2018), Mulheres da Vida (2008) com Cristina Rosa e Memórias na Pele (1989) e poesia em Âmbula – a caixa (1982) com Heloisa da Silva e Humberto Vieira e Derrapagens (1995).

  • 15h30 - 18h

    Apresentação de Cases

  • 14h

    Apresentação de Cases

  • 15h30

    Painel

    A comunicação pública em 2020: lições e legado da pandemia

    Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing pela FGV, atuou como repórter e editor das revistas Automóvel & Requinte e Automóvel 4x4, além trabalhos free lances para a revistas Carro e Quatro Rodas. Em comunicação corporativa, atuou como assessor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, da Grupo Bandeirantes de Rádio e TV e Sun Software. Foi sócio-diretor da Holofote Comunicação cuidando de clientes como Deca, Hotel Unique, Banco Rendimento, Manpower, Gyotoku, e mais 100 clientes. Em 2008, assumiu a coordenadoria de imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. No Governo do Estado foi responsável pela estruturação da secretaria e pela inclusão dos órgãos do governo nas redes sociais, incluindo o Portal de Transparência. No final de 2011, assumiu a gerência de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, entidade do sistema S que ajuda micro e pequenos empreendedores. Nessa posição é responsável pelas áreas de comunicação, marketing, endomarketing, redes sociais, internet, eventos e pesquisas da entidade. Atualmente, é Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, cuidando do PR, publicidade e digital e também da estrutura administrativa do órgão. Especialista em licitações públicas para serviços de comunicação, foi responsável por contratações de agências de publicidade, assessoria de imprensa, vídeo, fotografia, entre outros serviços.

    Jornalista e colunista de opinião do Jornal Folha de S.Paulo desde 2020. Escreve sobre temas do cotidiano, com destaque para questões de gênero e de raça. Atuou como repórter de alguns dos principais veículos de comunicação do país Especializou-se em Comunicação Pública e vem atuando em Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário desde 2004. Atualmente é chefe da Assessoria de Comunicação Social e de Cerimonial do Conselho da Justiça Federal (CJF), membro do Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta e coordenadora da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPÚBLICA) - Seção Distrito Federal e integra o Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta.

    Lincoln Macário Maia é jornalista graduado pela Universidade de Brasília, onde também se especializou em Análise de Políticas Públicas. Mestre em Ciência Política pela Câmara dos Deputados. Preside a Associação Brasileira de Comunicação Pública (2016-2021). Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (2010-2013). É Servidor efetivo da Câmara dos Deputados atuando na TV Câmara e Rádio Câmara. Foi âncora e editor-chefe na TV Brasil (EBC) e Band Brasília e repórter setorista da Rádio CBN no Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

  • 16h45

    Encerramento

  • 17h-18h

    Entrega do Prêmio

Organização do evento

Organização do evento

LUCIANO ANDRADE

Presidente

Tribunal de Justiça de Goiás - GO

ALINE CASTRO

Vice-Presidente

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP

ARTHUR NAURIMAR FRANCO SILVA

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia - BA

CECÍLIA ABBATI

DIRETORA FINANCEIRA

Tribunal de Justiça de São Paulo - SP

JANAÍNA SOARES

DIRETORA FINANCEIRA ADJUNTA

Ministério Público de Alagoas - AL

ISABELLE CÂMARA

SECRETÁRIA-GERAL

Tribunal Regional Federal da 5ª Região - PE

KARLA AREDES

CONSELHO FISCAL

Superior Tribunal de Justiça - STJ

Ranniery Queiroz

CONSELHO FISCAL

Vanda Amorim

CONSELHO FISCAL

Defensoria Pública da Bahia - BA

Aline Castro

COORDENADORA

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP

Isabelle Câmara

MEMBRO

Tribunal Regional Federal da 5ª Região - PE

Janaína Ribeiro Soares

MEMBRO

Ministério Público de Alagoas - AL

Edney José Martins Pereira

MEMBRO

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – PA

Cecília Abbati

COORDENADORA

Tribunal de Justiça de São Paulo - SP

Hugo Cardim

MEMBRO

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - CE

Simone Norberto

MEMBRO

Tribunal de Justiça de Rondônia - RO

* Devido à pandemia da Covid-19, o Conbrascom de 2020 foi adiado para 2022. Durante esses dois anos, o Fórum realizou duas edições do Seminário on-line de Comunicação e Justiça para manter o debate ativo e ajudar na qualificação dos profissionais.