Edição 2019 (São Paulo/SP)
Inovação, Criatividade e Diversidade em Comunicação.
A cidade de Fortaleza vai sediar, de 19 a 21 de junho, o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação (Conbrascom). A edição de 2024 tem como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”.
Local do Conbrascom:
TJSP (Prédio do MMDC): Av. Ipiranga, 165 - Republica, São Paulo - SP, 01046-010
Programação
Explore a programação completa e confira os temas trazidos por especialistas em Comunicação e Justiça que compartilham experiências, desafios e práticas inovadoras. Fique atento, a programação está sujeita a alterações.
- 16h
Credenciamento
- 17h
Abertura Oficial
- 18h
Palestra de Abertura
Sem comunicação não dá: 11 princípios para uma convivência mais positiva e produtiva.:
É uma comunicadora que escolheu o desenvolvimento humano e organizacional como área de interesse. Fundadora da Anima Convivência Produtiva, atua como professora, consultora e facilitadora em processos de coaprendizagem. É jornalista, especialista em Comunicação Empresarial, com mestrado em Organizational Development and Positive Change pela Case Western Reserve. Tem formação complementar em programas na Escócia, Bélgica, Inglaterra, França e Itália. É professora convidada para cursos de pós-graduação FIA/USP, ECA/USP, UFSCar, ESALQ/USP, do MBA Aberje e educação executiva do Insper. Membro voluntária de comissões do IBGC - Instituto Bras. de Governança Corporativa.
- 8h30
Credenciamento
- 9h
Comunicação que inspira e transforma
Editora-chefe da revista Vida Simples. Ministra cursos sobre escrita afetuosa, como “Como se Encontrar na Escrita”. É embaixadora da The School of Life no Brasil e professora da área de cursos livres da Faculdade Belas Artes, em São Paulo, onde ministra o curso “Escrita Afetuosa”. É autora do recém-lançado "Como se encontrar na escrita" (Rocco/Bicicleta Amarela). Criadora da página online Minha Mãe Fazia sobre memórias afetivas e comidinhas do dia a dia (22 mil seguidores, com crescimento orgânico). O projeto virou livro: "Minha Mãe Fazia – crônicas e receitas saborosas e cheias de afeto" (Bicicleta Amarela/Rocco). E, Palestrante do TEDx São Paulo – agosto/2017.
- 9h50
Apresentação Tibox Allert
Formado em administração de empresas, pós-graduado em gestão de negócios e tecnologia na USP, atuou por 20 anos nas áreas de produção, engenharia e projetos em multinacional de grande porte, migrando nos últimos 14 anos para empresas de ERP, CRM e Softwares e App de Comunicação. Hoje é CEO da Tibox, empresa de tecnologia com unidades em São Paulo e Florianópolis, desenvolvedora de plataformas digitais exclusivas e aplicativos para as áreas de comunicação interna, corporativa, marketing e RH de grandes organizações. Também é especialista em vendas consultivas, consultor de prospecção e vendas e investidor em provedores de Internet para áreas carentes e com pouca infraestrutura de desinteresse de grandes operadoras.
- 10h
Estratégias de comunicação em um mundo em constante mudança
Atualmente é gerente de Estratégia de Comunicação e Marcas. É professor de pós-graduação da ESPM/RJ, membro do Conselho Deliberativo da Aberje e do Conselho Superior da ABA. Foi escolhido “Personalidade do Ano” pela Aberje em 2002 e um dos 100 mais influentes executivos de comunicação empresarial, em nível internacional, pela Holmes Report em 2013 e 2015.Presidiu, por cinco anos, a Câmara de Comunicação e Sustentabilidade do CEBDS e coordenou o Comitê de Comunicação da ARPEL no período de 2002 a 2009.
Pós-doutor em comunicação pela USP. Professor da UFBA, FGV IDE e ECA USP. Consultor e executivo de comunicação estratégica em várias organizações. Foi diretor de comunicação do TRT 5ª Região, da Amcham Salvador e do capítulo Bahia da ABERJE. Liderou a criação de startups baseadas em tecnologias aplicadas à comunicação. Integra Conselhos Consultivos de AdTechs e CommTechs. Autor de vários livros e artigos publicados em algumas das mais prestigiosas edições da comunicação organizacional. Designer de Conceitos e Processos do inovaBra Habitat. Recebeu do Departamento de Estado dos EUA o título “Bridge Builder”.
- 11h
Coffe Break
- 11h30
Apresentação dos cases finalistas
- 12h30
Almoço
- 14h
Por que diversidade importa?
Reinaldo Bulgarelli é sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, membro da diretoria da ABRH-Brasil, coordenador de cursos no Programa de Educação Continuada da FGV SP, autor do livro “Diversos Somos Todos – valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações”.
Assessora de Comunicação do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, pós-graduada em Comunicação e Marketing pela ESPM e atualmente finalizando especialização em comunicação pública governamental na Universidade de São Paulo. Foi coordenadora de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde e na Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo. Entre 2008 e 2011, integrou a equipe de comunicação da Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e coordenou os trabalhos das assessorias de comunicação das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Infraestrutura e Obras e Participação e Parceria.
- 15h
WORKSHOP: Inovar é preciso. Mas dá para fazer isso no serviço público?
Pai e Marido. Cofundador e Diretor Executivo da WeGov. Curioso da inovação no setor público e das transformações sociais. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas.
Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas.
Junto com Gabriela Tamura, realiza, há nove anos, o "Redes WeGov" - evento que constrói uma agenda e aponta as tendências e de comunicação no setor público.
É um dos criadores Programa de Inovação HubGov/ HubJus, case publicado em 2018 no Observatório de Inovação do Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O "Redes WeGov" inspirou e facilitou aprendizado de diversos servidores públicos.
Em 2017, foi condecorado com a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro.
Fundadora e Diretora de Negócios da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil. Resiliente de plantão começou seu relacionamento com o setor público há 13 anos. Conhece bem a realidade do governo e resolveu ajudar.
- 16h30
Coffe Break
- 17h
Apresentação dos cases finalistas
- 8h30
Reuniões Setoriais
- 12h
Almoço
- 13h
Apresentação das Campanhas Nacionais #AquiTemJustiça e #FakeNewsNão
Analista Judiciária e Chefe da Seção de Comunicação Institucional, da Secretaria de Comunicação Social do CNJ desde 2014. MBA em Marketing e Comunicação Digital pelo IESB e Bacharel em Comunicação Pública com habilitação em Jornalismo pelo UniCeub. Responsável pela criação, coordenação e execução de campanhas institucionais e ações de marketing do órgão, assim como coordenação e edição da comunicação interna do Conselho. Membro da Comissão de Qualidade de Vida do Trabalho do CNJ e da Comissão que instituiu o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário.
- 14h20
O papel da comunicação para uma Justiça acessível e inclusiva
Fundadora da Espiral Interativa, agência de comunicação digital especializada em acessibilidade e projetos de impacto social. Idealizadora do Movimento Web para Todos, iniciativa que reúne mais de 20 organizações em prol da construção de uma web inclusiva. Graduada em Comunicação Social, com especialização em Sustentabilidade, integrou os boards da Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) e Insper/Enactus, e é membro do Grupo de Trabalho sobre acessibilidade na web do W3C. Em 2016, foi eleita uma 10.000 Women Goldman Sachs e, em 2018, selecionada como case internacional do programa.
Débora Diniz é jornalista, com pós-graduação em telejornalismo. É especialista em estratégia de comunicação, gerenciamento de crise e treinamento de porta-vozes. Passou por veículos como Correio Braziliense e O Globo, além de grandes agências como InPress e FSB. Atua no sistema de justiça há 20 anos e desde 2023 preside o FNCJ. É diretora de Comunicação da Defensoria Pública do Rio e apresentadora do podcast Acesso à Justiça, vencedor do PNCJ. Contar histórias, disputar narrativas e dar voz aos que nunca são ouvidos é sua maior motivação.
- 15h20
Coffe Break
- 15h30
Plenária Final
- 19h
XVII Prêmio Nacional De Comunicação E Justiça
Organização do evento
LUCIANO ANDRADE
PRESIDENTE
Tribunal de Justiça de Sergipe
ALINE CASTRO
VICE-PRESIDENTE
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP
ISABELLE CÂMARA
SECRETÁRIA-GERAL
Tribunal Regional Federal da 5ª Região
CECÍLIA ABBATI
DIRETORA FINANCEIRA
Tribunal de Justiça de São Paulo
JANAÍNA SOARES
DIRETORA FINANCEIRA ADJUNTA Ministério Público de Alag
Ministério Público de Alagoas
ARTHUR NAURIMAR FRANCO SILVA
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
Ministério Público de Alagoas
Karla Aredes
Conselho Fiscal
Superior Tribunal de Justiça
Ranniery Queiroz
Conselho Fiscal
Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Vanda Amorim
Conselho Fiscal
Defensoria Pública da Bahia
CECÍLIA ABBATI
ㅤ
ㅤ
CARLA DAZZI
ㅤ
ㅤ
JENIFER TAKAKI
ㅤ
ㅤㅤ
ROSANGELA SANCHES
ㅤ
ㅤ
Aline Castro
COORDENADORA
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP
Isabelle Câmara
MEMBRO
Tribunal Regional Federal da 5ª Região - CE
Janaína Ribeiro Soares
MEMBRO
Ministério Público de Alagoas
Edney José Martins Pereira
MEMBRO
Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – PA
Tatiane Pimentel
Coordenadora
Defensoria Pública de Goiás
Hugo Cardim
MEMBRO
Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - CE
Simone Norberto
MEMBRO
Tribunal de Justiça de Rondônia