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XV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça - Edição 2019

 29 a 31 de maio em São Paulo/SP

Prepare-se para uma experiência única em um evento que reúne comunicadores do Sistema de Justiça em prol de ideias e práticas transformadoras com muita troca de conhecimento.

Inovação, Criatividade e Diversidade em Comunicação.

A cidade de Fortaleza vai sediar, de 19 a 21 de junho, o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação (Conbrascom). A edição de 2024 tem como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”.

Local do Conbrascom:

TJSP (Prédio do MMDC): Av. Ipiranga, 165 - Republica, São Paulo - SP, 01046-010

Assessores de Comunicação e comunidade jurídica

Voltado para jornalistas e assessores de Comunicação do Judiciário do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, dos Tribunais de Contas e instituições afins

Crie conexões

O evento oferece uma oportunidade única de networking e troca de experiências entre os participantes.

Capacitação, diálogo e inovação

Fique por dentro das novidades em práticas e técnicas de Comunicação em uma imersão de 3 dias

Programação

Explore a programação completa e confira os temas trazidos por especialistas em Comunicação e Justiça que compartilham experiências, desafios e práticas inovadoras. Fique atento, a programação está sujeita a alterações.

Publicador de Conteúdos e Mídias

  • 16h

    Credenciamento

  • 17h

    Abertura Oficial

  • 18h

    Palestra de Abertura

    Sem comunicação não dá: 11 princípios para uma convivência mais positiva e produtiva.:

    É uma comunicadora que escolheu o desenvolvimento humano e organizacional como área de interesse. Fundadora da Anima Convivência Produtiva, atua como professora, consultora e facilitadora em processos de coaprendizagem. É jornalista, especialista em Comunicação Empresarial, com mestrado em Organizational Development and Positive Change pela Case Western Reserve. Tem formação complementar em programas na Escócia, Bélgica, Inglaterra, França e Itália. É professora convidada para cursos de pós-graduação FIA/USP, ECA/USP, UFSCar, ESALQ/USP, do MBA Aberje e educação executiva do Insper. Membro voluntária de comissões do IBGC - Instituto Bras. de Governança Corporativa.

  • 8h30

    Credenciamento

  • 9h

    Comunicação que inspira e transforma

    Editora-chefe da revista Vida Simples. Ministra cursos sobre escrita afetuosa, como “Como se Encontrar na Escrita”. É embaixadora da The School of Life no Brasil e professora da área de cursos livres da Faculdade Belas Artes, em São Paulo, onde ministra o curso “Escrita Afetuosa”. É autora do recém-lançado "Como se encontrar na escrita" (Rocco/Bicicleta Amarela). Criadora da página online Minha Mãe Fazia sobre memórias afetivas e comidinhas do dia a dia (22 mil seguidores, com crescimento orgânico). O projeto virou livro: "Minha Mãe Fazia – crônicas e receitas saborosas e cheias de afeto" (Bicicleta Amarela/Rocco). E, Palestrante do TEDx São Paulo – agosto/2017.

  • 9h50

    Apresentação Tibox Allert

    Formado em administração de empresas, pós-graduado em gestão de negócios e tecnologia na USP, atuou por 20 anos nas áreas de produção, engenharia e projetos em multinacional de grande porte, migrando nos últimos 14 anos para empresas de ERP, CRM e Softwares e App de Comunicação. Hoje é CEO da Tibox, empresa de tecnologia com unidades em São Paulo e Florianópolis, desenvolvedora de plataformas digitais exclusivas e aplicativos para as áreas de comunicação interna, corporativa, marketing e RH de grandes organizações. Também é especialista em vendas consultivas, consultor de prospecção e vendas e investidor em provedores de Internet para áreas carentes e com pouca infraestrutura de desinteresse de grandes operadoras.

  • 10h

    Estratégias de comunicação em um mundo em constante mudança

    Atualmente é gerente de Estratégia de Comunicação e Marcas. É professor de pós-graduação da ESPM/RJ, membro do Conselho Deliberativo da Aberje e do Conselho Superior da ABA. Foi escolhido “Personalidade do Ano” pela Aberje em 2002 e um dos 100 mais influentes executivos de comunicação empresarial, em nível internacional, pela Holmes Report em 2013 e 2015.Presidiu, por cinco anos, a Câmara de Comunicação e Sustentabilidade do CEBDS e coordenou o Comitê de Comunicação da ARPEL no período de 2002 a 2009.

    Pós-doutor em comunicação pela USP. Professor da UFBA, FGV IDE e ECA USP. Consultor e executivo de comunicação estratégica em várias organizações. Foi diretor de comunicação do TRT 5ª Região, da Amcham Salvador e do capítulo Bahia da ABERJE. Liderou a criação de startups baseadas em tecnologias aplicadas à comunicação. Integra Conselhos Consultivos de AdTechs e CommTechs. Autor de vários livros e artigos publicados em algumas das mais prestigiosas edições da comunicação organizacional. Designer de Conceitos e Processos do inovaBra Habitat. Recebeu do Departamento de Estado dos EUA o título “Bridge Builder”.

  • 11h

    Coffe Break

  • 11h30

    Apresentação dos cases finalistas

  • 12h30

    Almoço

  • 14h

    Por que diversidade importa?

    Reinaldo Bulgarelli é sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, membro da diretoria da ABRH-Brasil, coordenador de cursos no Programa de Educação Continuada da FGV SP, autor do livro “Diversos Somos Todos – valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações”.

    Assessora de Comunicação do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, pós-graduada em Comunicação e Marketing pela ESPM e atualmente finalizando especialização em comunicação pública governamental na Universidade de São Paulo. Foi coordenadora de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde e na Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo. Entre 2008 e 2011, integrou a equipe de comunicação da Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e coordenou os trabalhos das assessorias de comunicação das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Infraestrutura e Obras e Participação e Parceria.

  • 15h

    WORKSHOP: Inovar é preciso. Mas dá para fazer isso no serviço público?

    Pai e Marido. Cofundador e Diretor Executivo da WeGov. Curioso da inovação no setor público e das transformações sociais. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas.

    Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas.

    Junto com Gabriela Tamura, realiza, há nove anos, o "Redes WeGov" - evento que constrói uma agenda e aponta as tendências e de comunicação no setor público.

    É um dos criadores Programa de Inovação HubGov/ HubJus, case publicado em 2018 no Observatório de Inovação do Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O "Redes WeGov" inspirou e facilitou aprendizado de diversos servidores públicos.

    Em 2017, foi condecorado com a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro.

     

    Fundadora e Diretora de Negócios da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil. Resiliente de plantão começou seu relacionamento com o setor público há 13 anos. Conhece bem a realidade do governo e resolveu ajudar.

  • 16h30

    Coffe Break

  • 17h

    Apresentação dos cases finalistas

  • 8h30

    Reuniões Setoriais

  • 12h

    Almoço

  • 13h

    Apresentação das Campanhas Nacionais #AquiTemJustiça e #FakeNewsNão

    Analista Judiciária e Chefe da Seção de Comunicação Institucional, da Secretaria de Comunicação Social do CNJ desde 2014. MBA em Marketing e Comunicação Digital pelo IESB e Bacharel em Comunicação Pública com habilitação em Jornalismo pelo UniCeub. Responsável pela criação, coordenação e execução de campanhas institucionais e ações de marketing do órgão, assim como coordenação e edição da comunicação interna do Conselho. Membro da Comissão de Qualidade de Vida do Trabalho do CNJ e da Comissão que instituiu o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário.

  • 14h20

    O papel da comunicação para uma Justiça acessível e inclusiva

    Fundadora da Espiral Interativa, agência de comunicação digital especializada em acessibilidade e projetos de impacto social. Idealizadora do Movimento Web para Todos, iniciativa que reúne mais de 20 organizações em prol da construção de uma web inclusiva. Graduada em Comunicação Social, com especialização em Sustentabilidade, integrou os boards da Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) e Insper/Enactus, e é membro do Grupo de Trabalho sobre acessibilidade na web do W3C. Em 2016, foi eleita uma 10.000 Women Goldman Sachs e, em 2018, selecionada como case internacional do programa.

    Débora Diniz é jornalista, com pós-graduação em telejornalismo. É especialista em estratégia de comunicação, gerenciamento de crise e treinamento de porta-vozes. Passou por veículos como Correio Braziliense e O Globo, além de grandes agências como InPress e FSB. Atua no sistema de justiça há 20 anos e desde 2023 preside o FNCJ. É diretora de Comunicação da Defensoria Pública do Rio e apresentadora do podcast Acesso à Justiça, vencedor do PNCJ. Contar histórias, disputar narrativas e dar voz aos que nunca são ouvidos é sua maior motivação.

  • 15h20

    Coffe Break

  • 15h30

    Plenária Final

  • 19h

    XVII Prêmio Nacional De Comunicação E Justiça

Organização do evento

Organização do evento

LUCIANO ANDRADE

PRESIDENTE

Tribunal de Justiça de Sergipe

ALINE CASTRO

VICE-PRESIDENTE

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP

ISABELLE CÂMARA

SECRETÁRIA-GERAL

Tribunal Regional Federal da 5ª Região

CECÍLIA ABBATI

DIRETORA FINANCEIRA

Tribunal de Justiça de São Paulo

JANAÍNA SOARES

DIRETORA FINANCEIRA ADJUNTA Ministério Público de Alag

Ministério Público de Alagoas

ARTHUR NAURIMAR FRANCO SILVA

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

Ministério Público de Alagoas

Karla Aredes

Conselho Fiscal

Superior Tribunal de Justiça

Ranniery Queiroz

Conselho Fiscal

Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Vanda Amorim

Conselho Fiscal

Defensoria Pública da Bahia

CECÍLIA ABBATI

CARLA DAZZI

JENIFER TAKAKI

ㅤㅤ

ROSANGELA SANCHES

Aline Castro

COORDENADORA

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP

Isabelle Câmara

MEMBRO

Tribunal Regional Federal da 5ª Região - CE

Janaína Ribeiro Soares

MEMBRO

Ministério Público de Alagoas

Edney José Martins Pereira

MEMBRO

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – PA

Tatiane Pimentel

Coordenadora

Defensoria Pública de Goiás

Hugo Cardim

MEMBRO

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - CE

Simone Norberto

MEMBRO

Tribunal de Justiça de Rondônia

Galeria de fotos

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* Devido à pandemia da Covid-19, o Conbrascom de 2020 foi adiado para 2022. Durante esses dois anos, o Fórum realizou duas edições do Seminário on-line de Comunicação e Justiça para manter o debate ativo e ajudar na qualificação dos profissionais.